Revista Paint & Pintura - Edição 229

LATIN AMERICA AND WORLD NEWS 62 | PAINT&PINTURA | Jan/Fev 2018 EVONIK DESTACA LINHA VISIOMER DE MONÔMEROS DE METILMETACRILATO Seja em revestimentos e adesivos duráveis ou emplástico de alta transparência, os monômerosdemetacrilato integrammuitosprodutos eaplicaçõesdodiaadia. “Os metacrilatossãoos‘especialistas’versáteisentreosmonômeros.Comoumdosprin- cipaisfornecedores,nósoferecemosamplavariedadedemonômerosdemetacrilato para diversos setores industriais sob a marca Visiomer”, afirma Hans-Peter Hauck, diretor da linha de negóciosMethacrylates da Evonik. Desde abril de 2016 a linha de negócios Methacrylates se divide em três linhas de produtos. Enquanto a linha de produtos Bulk Monomers, comseusmonômeros de grandes volumes, comooMMA, segue uma estratégia focada emeficiência de custos e con- fiabilidade, a linhadeprodutosApplicationMonomers, comseus diferentesmonômeros especiais, seposiciona como fornecedora de sistemas. O terceiro integrante da série são os compostos paramoldagemde PMMA, agrupados na linha de produtosMolding Compounds e comercializados sob amarca Acrylite. Esses produtos específicos respondempor uma parcela importante da cadeia de valor dos metacrilatos. Oprodutomais importante da linha de negócios em termos de volume é ometilmetacrilato (MMA). Entre outras aplicações, ele é usado na fabricação de polimetilmetacrilato (PMMA) ultratransparente, que a Evonik comercializa sob amarca Acrylite e é empre- gado como componente importante em resinas para tintas e revestimentos. “Nós somos um fabricante deMMA commais de 80 anos de tradiçãoeoknow-howcorrespondente, oque tambémse refletenaqualidadedos nossos produtos”, declaraHans-Detlef Luginsland, diretor da linha de produtos BulkMonomers. A linhadeprodutosBulkMonomers éproduzidaemquatroplantas emtrês continentes (China, AlemanhaeEstadosUnidos) eestá representada em países importantes no mundo inteiro. “Essa estrutura nos permite servir os nossos clientes globais e regionais comalto nível de segurança de fornecimento e serviços regionais”, acrescenta Luginsland. AXALTA ANUNCIA STARLITE COMO A COR DO ANO DE 2018 AAxaltaCoatingSystemsacabaderevelaracordoanode2018:StarLite,umacorpremium,modernae tecnologicamente inovadoraparacarrosdehojeedeamanhã. Comoparteda linhaChromaDynepara pintura original da Axalta, a StarLite tem uma tonalidade clara, que usa o processo tricoat da Axalta, formuladocompartículasperoladassintéticasquecriamumefeitobrilhante.Éumacorsofisticadaque fica bememcarros de todos os tamanhos, alémde trazer benefícios funcionais. “Pela perspectiva de popularidade,esteéomelhormomentoparaposicionaraStarLitecomopioneira.Estamosvendocarros brancos por todas as partes, mas o gosto pelos pigmentos perolados, que trazem um brilho a mais, confirmaamodernidadeeluxodaStarLite”,destacaNancyLockhart,gerenteglobaldecoresdaAxalta. Recentemente, aAxalta lançou seuRelatórioGlobal dePopularidadedeCoresAutomotivas 2017, quedocumenta as tendências de coresautomotivasporgeografia.Eleapontouobrancocomoacornúmero1domundopelosétimoanoconsecutivo.Globalmente, perto de 40% dos consumidores compraramcarros brancos em2017, o que representou 2% amais do que em2016. Obranco ultra- passou o preto, a segunda cor preferida domundo, em23%. Obranco perolado, categoria que agora conta coma StarLite, cresceu 4% em2017, conquistando 13% da preferência. “Cores brilhantes podem contribuir para a funcionalidade dos carros autônomos porque cores mais claras, como a StarLite, são mais facilmente detectadas pelo sistema Light Detection and Ranging, de identificação e classificação de luz. Então, ainda que a StarLitenão seja ainda detectadapor todos os sistemas autônomos, acreditamos que essas nuances de sombra vão se tornar cada vezmais importante para os fabricantes de automóveis”, explica Nancy. Os fabricantes consideram muitos fatores no desenvolvimento de um veículo, incluindo como protegê-lo de estradas em más condições, segurança, emissão de gases e eficiência de combustível. Pesquisadores do Berkeley Lab’s Energy Technologies Area demonstraram como a cor de um carro afeta a economia de combustível e emissões. Os testes do Berkeley Lab’s apontaramque a pintura branca ou similar, ao invés da preta, gerou uma economia de combustível de 2%, diminuiu a emissão de CO2 em 1,9% e reduziu a emissão de outros gases em 1%.

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