Show do Pintor Profissional - Edição 183

SHOW DO PINTOR • ABRIL 18 14 CAPACITAÇÃO Omercado automotivo é muito dinâmico e o profissional de repintura deve estar atento às novas tecnologias e se reciclar sempre. Um exemplo da evolução é a constante trans- formação das buscas das montadoras por novas tecnologias, o que reflete diretamente nos produtos desenvolvidos pela indústria para o mercado de repintura automotiva. Isso leva ao desenvolvimento de novos produtos que proporcionam produtividade para as empresas e praticidade para os profissionais desse mercado. “É fundamental que o profissional esteja capacitado para elevar o nível do mercado de repintura automotiva e promover o uso de produtos de qualidade e alta tecnologia que otimizem os proces- sos e facilitem o seu dia a dia”, comenta Franklin Jeronimo, coordenador de treinamen- to e assistência técnica da PPG. Há fortes sinais da retomada e do crescimento do segmento automotivo. Para aprovei- tar ao máximo a nova fase, é indicado que os profissionais do setor estejam preparados para atender às novas demandas do mercado, tanto em nível de volume quanto em relação às necessidades dos novos veículos. As exigências de capacitação estendem-se não apenas aos processos de funilaria e pintura, como também ao conhecimento de novas tecnologias de mecânica e elétrica, por exemplo. Dessa forma, é possível ofere- cer aos clientes serviços mais completos. PREJUÍZOS EM NÃO CAPACITAR Todos os erros cometidos dentro da oficina podem acarretar em menor ou maior pre- juízo, comprometendo o processo, gerando retrabalhos e fazendo com que um tempo que poderia ser investido em produção seja investido no retrabalho de um processo mal executado. “Quando o profissional não está familiarizado ou capacitado tecnica- mente para lidar com uma determinada tecnologia ou processo, podem ocorrer os mais variados erros, em quaisquer etapas do processo de pintura, por conta de motivos como falta de conhecimento específico ou de atenção. Esquecer a limpeza e desengra- xe das peças antes de iniciar o processo, errar na proporção de mistura dos componen- tes A e B de um determinado produto ou utilizar produtos com silicone na peça após o processo de pintura são alguns deles”, comenta Jeronimo. O coordenador da PPG explica a dificuldade em calcular o prejuízo mensal que o es- tabelecimento tem em decorrência da falta de capacitação, e garante que sempre há perdas financeiras. “Não existe um número padrão para mensurar o prejuízo gerado pela falta de capacitação, mas, independentemente de quanto seja, ele não deve exis- tir. É necessário mapear o processo, identificar a deficiência e direcionar a solução mais adequada”, explica Jeronimo. RETORNOS FINANCEIROS EM CAPACITAR Todo profissional devidamente treinado pode extrair o melhor desempenho do pro- duto que utiliza. Algumas técnicas podem fazer com que as oficinas tornem-se mais eficientes e lucrativas, reduzindo o consumo de tinta, evitando o desperdício e melho- rando o aproveitamento da quantidade de horas disponíveis na oficina. Com melhores conhecimentos sobre o produto, o profissional poderá oferecer um serviço diferenciado ao seu cliente e com alto nível de qualidade, fazendo com que o cliente torne-se fiel. É por isso que a Sherwin-Williams Divisão Automotiva investe constantemente para oferecer cursos que são realizados em seu centro de treinamen- to, ou localmente em parceria com lojistas e oficinas em suas próprias dependências, explica Luciano Trindade Alves, supervisor de Centro de Treinamento. “A Sherwin- QUALIFICAÇÃO PARA ALAVANCAR OS NEGÓCIOS FABRICANTES DE TINTAS OFERECEM DIVERSOS CURSOS GRATUITOS PARA MANTER O PINTOR AUTOMOTIVO ATUALIZADO -Williams Divisão Automotiva realiza pesquisas periodicamente a fim de compreender as necessidades do setor em termos de treinamento. Nosso objetivo não é fornecer apenas o melhor produto, mas também capacitar os profissionais das oficinas e lojas especializadas no que há de mais moderno no setor.” Hoje, a Sherwin-Williams disponibiliza os seguintes cursos: produto base água AWX, baixo COV e produtos da Linha Fast (permitem a reparação do veículo do primer ao polimento em apenas 40 minutos com equipamentos de secagem, ou quatro horas de secagem ao ar), colorimetria, utilização de produtos alto sólidos e tradicionais, reparo em peças plásticas, polimen- to, operador de sistema mixing, além de treinamento de balco- nistas. Leandro Gonçalves de Paula, gerente de serviços técnicos Vehi- cle Refinishes para a América do Sul da AkzoNobel, detalha os cursos oferecidos pela empresa: “A AkzoNobel disponibiliza capacitação profissional aos clien- tes do mercado de repintura automotiva para reciclar os seus conhecimentos e apresentar as mais modernas técnicas de aplicação de produtos no setor, visando aumentar a eficiência e a boa competitividade do segmento. São oferecidos treina-

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