Show do Pintor Profissional - Edição 231

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2022 20 CUSTOMIZAÇÃO PERSONALIZAÇÃO EM ALTA SEGMENTO DE CUSTOMIZAÇÃO AVANÇA E INCENTIVA A UTILIZAÇÃO DE CORES O mercado de customização automotiva está em constante crescimento no Brasil, devido à tendência de personalização e embelezamento. Para Juarez Munhoz, diretor de vendas da Skyla- ck, a oficina que investir em produtos de alta qualidade, profissionais treinados e capacitados sairá na frente neste nicho. A customização está crescendo e se tornando o hobby de muitos apaixonados por carros. Os do- nos têm a possibilidade de deixar o veículo de acordo com seu gosto e necessidade, por isso investem tempo e dinheiro para ter seu veículo personalizado e equipado. “Nesse segmento, po- demos também falar dos apaixonados por carros antigos, que muitas vezes procuram oficinas es- pecializadas em restauração desses tipos de veí- culos, para manter sua originalidade e personali- dade, não visando o tempo ou dinheiro que irão gastar para ter uma raridade em sua garagem to- talmente restaurada para um passeio no final de semana com a família”, descreve Giovani Ferraz, supervisor de color marketing da AkzoNobel. É possível notar que a customização automotiva já é uma tendência e cada vez mais esse tipo de pintura é empregado pelas montadoras, tanto em carros de luxo quanto em carros populares. Além da procura por cores diferentes das usuais, as cores de efeitos para uma repintura são mui- to buscadas, como o tricoat, utilizado principal- mente em veículos originalmente brancos. “A cor branca, mais popular no Brasil, com algum tipo de efeito, como pérolas, vem ganhando maior relevância e conquistando a preferência dos con- sumidores”, esclarece Fabiana Verbickas, líder de desenvolvimento de produtos da Axalta. Embora o branco continue no topo da preferência mun- dial, seguido por prata e cinza, tons azuis, verme- lhos, marrons e verdes já são bem populares, o que mostra uma abertura para a cor. INCENTIVO DO USO DA COR Com o aumento das vendas de SUVs e picapes, junto vieram as novas tendências de cores. Hoje, as montadoras têm investido em cores vibran- tes e há uma crescente popularidade das tona- lidades de cinza, marrom e azul, por exemplo. “A personalização com duas cores também tem sido tendência em alguns modelos de carros, o que reflete o desejo dos consumidores na perso- nalização dos veículos”, observa Munhoz. O estímulo ao consumo de carros com cores além dos padrões (branco, prata, preto e cinza) ocorre principalmente por meio das montadoras, que estudam a moda, a psicologia dos consumidores e propõem novas tendências. “Cabe a nós, fabri- cantes de tintas para repintura automotiva, por nossa vez, disponibilizarmos as tintas seguindo as tendências, a fim de atender não apenas às re- pinturas totais de veículos, mas principalmente os reparos e a manutenção dos veículos destes consumidores”, afirma Sandro Oliveira, chefe de marketing da WEG. Infelizmente, o brasileiro ainda tem uma cren- ça de que carros coloridos fora do espectro de branco, preto ou prata perdem mais o valor de mercado na hora da revenda ou que é mais difícil revender o carro. Para Fabiana Verbickas, líder de desenvolvi- mento de produtos da Axalta, com as monta- doras lançando novas cores e com a entrada destas no mercado, essa crença vai diminuin- do. “As pessoas que estão à procura de carro zero ou mesmo usado vão abrindo o leque para novas cores.” RECONHECIMENTO Em geral, o público de customização é menos sensível a preços, pois busca diferenciação e ex- clusividade, diferentemente do consumidor que procura somente serviços de manutenção. Com esse perfil de consumidor, Ricardo Rodas, geren- te de produtos da Sherwin-Williams Divisão Au- tomotiva, enxerga grande oportunidade para as oficinas oferecerem serviços adicionais. “Podem ofertar como pinturas especiais, customização e pintura de pinças de freio e rodas, troca de pe- ças, estética automotiva, entre outros, agregan- do maior valor aos serviços.” FUTURO COLORIDO A versão global do relatório de popularidade de cores automotivas da PPG revelou o aumento da procura por acabamentos em cores persona- lizadas em duas tonalidades, que vêm ganhan- do força entre compradores de automóveis. “O crescimento de acabamentos em duas tonalida- des reflete o desejo dos consumidores de per- sonalização. Progressos consideráveis na ciência das cores e em tecnologias de aplicação ofere- cem a oportunidade de levar essas escolhas de estilização ao público amplo de forma mais prá- tica e sustentável”, descreve Ricardo Vettorazzi, gerente técnico do Laboratório de Repintura Au- tomotiva da PPG. O mercado de estética automotiva vem crescen- do ao longo dos anos e ainda se destaca como al- ternativa lucrativa para as oficinas que oferecem este serviço. Porém é preciso ter alguns cuidados no momento da escolha da customização, pois há limitações impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro. A cor original deve ser mantida em 50% da es- trutura, descontando as áreas envidraçadas; se passar desta porcentagem, o proprietário do ve- ículo deverá obter aprovação do Detran e fazer a atualização da documentação do carro.

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