Show do Pintor Profissional - Edição 248

SHOW DO PINTOR • MARÇO 2024 26 GESTÃO O uso de ferramentas digitais tem transforma- do a interação entre as empresas e os clientes. Com o desenvolvimento cada vez mais acelera- do de novas tecnologias, os donos de pequenos negócios têm conseguido se aproximar muito mais dos seus consumidores, a partir de um atendimento mais personalizado e a construção de relacionamentos mais duradouros. O coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae, Ivan Tonet, destaca que a uti- REDES SOCIAIS FACILITAM O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE ENTRE AS VANTAGENS, DESTACAM-SE ATENDIMENTO MAIS PERSONALIZADO E CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTO MAIS DURADOUROS COM O PÚBLICO lização de ferramentais digitais permite que a empresa esteja 24h por dia, ao longo de sete dias da semana, à disposição do cliente. Segun- do ele, são recursos que também dão mais agi- lidade no atendimento. “Seja por meio de um canal digital, site próprio ou marketplace, onde são vendidos os produtos ou serviços, ou via re- cursos de automação do atendimento, com uso de tecnologias que conseguem tirar dúvidas dos clientes, com respostas automáticas, a qualquer momento do dia.” Ele acrescenta que o avanço da inteligência arti- ficial possibilita ao empreendedor oferecer um atendimento mais personalizado, ao conhecer os padrões de compra do seu cliente, criando uma experiência diferenciada durante a jornada de compra. “A personalização facilita bastante para que o cliente se reconheça naquele aten- dimento que ele está recebendo”, afirma Tonet. PERSONALIZAÇÃO E SEGMENTAÇÃO Utilize ferramentas digitais para coletar dados sobre os clientes e oferecer mensagens per- sonalizadas. Segmente seu público para dire- cionar mensagens específicas para diferentes grupos de clientes. Uma ferramenta digital que permite o conhecimento e reconhecimento do cliente é o software CRM – sigla que significa Customer Relationship Management, ou geren- ciamento do relacionamento com o cliente. Ele permite que o empresário possa traçar estraté- gias de vendas a partir do perfil, características e grupos de clientes. AUTOMAÇÃO DE ATENDIMENTO E MARKETING Implemente ferramentas de automação de marketing para enviar mensagens personali- zadas, automatizar campanhas e nutrir leads. Utilize recursos para oferecer descontos perso- nalizados, promoções especiais e lembretes de compras. Um exemplo é o uso de chatbots que simulam conversas humanas, via chat ou men- sagem, são muito utilizados para automatizar tarefas de atendimento ao cliente, permitindo tirar dúvidas e enviar orientações em qualquer hora do dia. PRESENÇA ON-LINE EFICAZ Desenvolva um site responsivo e fácil de nave- gar, proporcionando informações claras sobre produtos, serviços e formas de contato. Esteja presente nas redes sociais relevantes para o seu público-alvo, mantendo uma comunicação ativa e engajadora. As próprias redes sociais e o Goo- gle oferecem ferramentas – chamadas analytics – incluídas nas versões para empresas, onde é possível coletar dados muito úteis sobre aces- sos e interações com sites e perfis. COMUNICAÇÃO MULTICANAL Utilize diferentes canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, chat on-line e telefone, para estar acessível aos clientes onde quer que estejam. Integre esses canais para garantir uma comunicação consistente e eficiente. No merca- do existemmuitas ferramentas digitais que pos- sibilitam que a empresa faça essa integração. Fonte: Agência Sebrae de Notícias

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