A RadTech South America promoveu no dia 2 de junho, no Anfiteatro Rômulo R. Pieroni - IPEN-CNEN/SP, na Cidade Universitária, em São Paulo, o curso técnico “Equipamentos de Cura UV e Segurança”, que teve como enfoque a correta utilização da tecnologia UV no controle de processo, adequação dos equipamentos, manutenção preventiva e segurança.
Estiveram presentes 110 pessoas, a maioria, colaboradores da indústria de matérias-primas, químicos, assistentes técnicos da indústria de tintas e vernizes e usuários finais para diversas aplicações, como madeira, artes gráficas e aplicações especiais.
O curso foi dividido em seis módulos, nos quais foram abordados os seguintes assuntos:
- Introdução e conceitos básicos da tecnologia UV e EB e Apresentação da Cartilha UV
- Lâmpadas com eletrodo
- Lâmpadas sem eletrodo
- Equipamentos – processo
- Radiometria
- Equipamentos de proteção, manutenção, controle e segurança
Confira as dicas comentadas no curso:
Siga a recomendação do fabricante, conforme descrito no manual de limpeza das lâmpadas e refletores.
Nunca pegue a lâmpada UV com apenas uma das mãos para a limpeza e segure sempre pelos soquetes.
Para a limpeza utilize álcool isopropílico;
Utilize toalhas macias que não soltem fiapos;
A correta escolha de equipamento UV, assim como seu dimensionamento, pode trazer benefícios de redução de custo ao usuário final;
Segurança: A exposição excessiva da pele aos raios UV pode levar a danos permanentes. Como normalmente os sintomas (vermelhidão da pele) demoram certo tempo para aparecer, é vital que se minimize a exposição. A exposição dos olhos aos raios UV pode causar danos temporários ou permanentes. Fontes de alta potência podem causar cegueira. Os sintomas de exposição excessiva são: sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e fotofobia.
A RadTech South America agradece a participação dos palestrantes Maria Aparecida Campos – (Ciba Especialidades Químicas Ltda), Wilson Aparecido Parejo Calvo – (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN-CNEN/SP), Denys Kisch e Roberto Vagner Mascoli – (Germetec UV & IR Technology Ltda), Lonnie Murphy e Percy R. Freytag - (Fusion UV Systems Inc.) e Evandro de Cerqueira Martins – (Cerqueira Amorim Manutenção Eletrônica e Sistemas Ultra Violeta Ltda – UVTRONIC).
Próximos eventos: Curso de Madeira e Curso Técnico Básico de Cura por Radiação UV e EB. Informações adicionais poderão ser obtidas diretamente na secretaria da RadTech South America com a sra. Elaine, pelo telefone (11) 3034-0078.
*Maria Aparecida Campos é diretora-presidente da RadTech South America |