Publicidade
Anuncie

Tintas Solventex - 48 anos de história

18/05/2011 - 14:05

Com um portfólio de mais de 400 produtos entre tintas industriais, imobiliárias e solventes, a Solventex Indústria Química completa 48 anos em 2011 e se posiciona no mercado oferecendo produtos de qualidade aos clientes, além de continuar se fortalecendo no mercado nacional.

"Para nós esse tempo representa mais do que uma contagem cronológica. Ratifica o compromisso com nosso ideal desde 1963. A dedicação, o aprimoramento técnico e humano, a confiança mútua entre os colaboradores, fornecedores e clientes, nos impulsiona na busca da continuidade e qualificação dos produtos que oferecemos", afirma o presidente da empresa, Mauricio Olio.

O grande diferencial da Solventex para se manter num mercado tão competitivo é a importância que dá à qualidade de seus produtos, o compromisso de oferecer sempre o produto adequado a cada necessidade, e o acompanhamento técnico individualizado, orientando o cliente quanto à melhor aplicação.

Outro fator que destaca a Solventex é o atendimento personalizado aos clientes, a proximidade com o mesmo, o estímulo e a valorização de parcerias e a busca por soluções rápidas e confiáveis, priorizando a satisfação nas relações com esses clientes.

Fundada em 1963, por José Olio, pai de Maurício Olio, atual presidente, a Solventex Indústria Química é líder nacional em vendas de tintas e produtos para serralheiros e estruturistas.  Há 13 anos a empresa começou a traçar seu mais novo perfil lançando uma linha de tintas imobiliárias, que vem crescendo ano a ano.

“Nossos próximos investimentos serão em lançamentos de produtos diferenciados para a linha decorativa, uma linha de tintas especiais para manutenção industrial, e novas ações de marketing. Sinto que este é o momento para o nosso crescimento nesses dois segmentos”, explica Olio.

A Solventex aposta na estratégia que envolve os quatro pilares: crescimento lucrativo, inovação, excelência operacional e desenvolvimento de pessoas. Em 2007, a empresa obteve sua primeira certificação, a ISO 9001:2000, atualizada em 2010 pela ISO 9001:2008, colocando suas linhas de tintas em posição de destaque no exigente mercado nacional. “Com esta certificação, consolidamos nossa marca como uma empresa com o foco no cliente, preocupada em atender e superar expectativas, desenvolvendo as equipes por meio de treinamentos constantes”, explica Olio.

Atualmente a Solventex emprega cerca de 200 funcionários, 50 representantes de vendas distribuídos pelo Brasil e sua capacidade de produção é de 23 milhões de litros/ano para toda sua linha composta de 400 produtos entre tintas industriais, imobiliárias e solventes.

Trajetória de sucesso

Tudo começou na década de 60, quando José Olio iniciou as atividades da Solventex em um sítio de 60 mil metros quadrados na região de Santo Amaro. Surgia, então, a primeira recicladora de solventes da América Latina. A idéia inicial era reciclar os solventes utilizados pelas indústrias químicas, pois como não havia o destino correto para o descarte deste produto, o mesmo poderia oferecer riscos à população e ao meio ambiente.

O projeto de fabricar tintas foi idealizado em 1967, quando a Solventex criou a linha de primers anticorrosivos para atender exclusivamente indústrias, serralherias e estruturistas. A estrutura da empresa era de 3,5 mil metros de área construída e empregava 70 pessoas. A alta performance da tecnologia aplicada, e o know how adquirido internamente na elaboração e produção das tintas foi rapidamente notada pelo mercado e, hoje, a empresa é líder nacional de vendas neste setor detendo 60% do mercado.

Em busca de novos desafios, em 1998 a Solventex entrou para o setor decorativo e lançou a linha imobiliária, composta pelas marcas Viniltex, Esmaltex, Vinilar e Esmalcor. Todas as linhas oferecem as mais completas soluções em pinturas e complementos necessários para aguçar a imaginação dos decoradores mais ousados e modernos do País. A cartela de cores é renovada constantemente para atender às tendências em decoração e às necessidades dos mais exigentes consumidores.

Passados 48 anos, a Solventex de hoje não lembra em nada aquela pequena empresa que possuía apenas um destilador movido à lenha.  Hoje, ocupa uma área de 60 mil metros quadrados, sendo 10 mil de área construída.  Emprega cerca de 200 funcionários, 50 representantes de vendas distribuídos pelo Brasil e sua capacidade de produção é de 23 milhões de litros/ano para toda sua linha composta de 400 produtos entre tintas industriais, imobiliárias e solventes.

  Mais notícias