Notícias

27/01/2012

Vendido o robô de pintura número seis mil da Dürr


Vendido o robô de pintura número seis mil da Dürr

O sucesso da Dürr em tecnologia robótica continua. Em setembro de 2011, o Grupo recebeu sua encomenda de número seis mil para o fornecimento do seu robô de pintura EcoRP, depois de já ter alcançado a marca dos cinco mil em fevereiro de 2011.

O 6.000º robô está instalado junto com mais “três colegas” na Ford, em Craiova (Romênia). Em 2011, a área de tecnologia de aplicação, onde as atividades de tecnologia robótica e de aplicação estão concentradas, aumentou suas vendas de 270 para 400 milhões de Euros. Motivo para tal crescimento é a forte demanda da indústria automobilística.

Com mais de 6.000 unidades vendidas em 34 países, desde o seu lançamento no mercado, o EcoRP da Dürr é o robô de pintura mais bem sucedido do mundo. Já em meados da década de 1990, no Centro de Tecnologia em Bietigheim-Bissingen, a Dürr começou com o trabalho de desenvolvimento. Em 1998, foram instalados os primeiros robôs de pintura em fábricas de automóveis.

Hans Schumacher, chefe da área de tecnologia de aplicação na Dürr declara: “Na indústria automotiva os robôs de pintura da Dürr representam mais flexibilidade, troca de tinta em questão de segundos e reprodutibilidade dos resultados da mais alta qualidade.” Desde o seu lançamento os robôs da Dürr foram os precursores para a automatização da aplicação de pintura - inicialmente no revestimento das partes externas da carroceria e hoje, cada vez mais frequente, na pintura de interiores de automóveis e componentes. No momento, nas fábricas de automóveis alemãs mais de 1.200 robôs da Dürr garantem o perfeito acabamento; na China são mais de 1.000. Em 2011, o mercado global para robôs de pintura cresceu em uma nova dimensão. Até o fim do ano foram recebidas cerca de 2.200 encomendas, com isso o volume do mercado ficou acima do nível pré-crise de cerca de 1.600 pedidos. Neste negócio Dürr é visivelmente a líder mundial do mercado. A base para isso é o know-how adquirido ao longo das décadas em todas as áreas de processo de pintura. Além disso, a Dürr é a única empresa, que além dos robôs, oferece também toda a tecnologia de aplicação e de fornecimento de tinta. Incluem-se a isso produtos de alta tecnologia, como atomizador eletrostático de alta rotação, trocador de tinta que não desperdiça material e software. Robôs de manipulação na cabine de pintura para abrir portas e capô completam o portfólio da Dürr.

Além da tecnologia de pintura, a tecnologia de aplicação da Dürr em áreas adjacentes é também bem-sucedida. Cerca de 1.000 robôs totalmente equipados já foram vendidos para vedação de solda em carrocerias e para a aplicação de proteção das partes inferiores e tapetes de isolação acústica em spray. Outra área em crescimento é a tecnologia adesiva para junção de componentes na estrutura de carroceria e na montagem de carros.

Ralf Dieter, diretor-presidente da Dürr AG ressalta que: "em 2011 pudemos registrar uma duplicação dos pedidos já esperada de quase 600 milhões de Euros na tecnologia de aplicação. Os fatores que conduziram a isso foram a expansão da capacidade na indústria automotiva e a crescente automatização do processo de pintura". Baseados nisso, o volume de negócios de tecnologia de aplicação continua a aumentar em 2012.

Desde o final de 2011 a tecnologia de aplicação é apresentada separadamente como uma quarta Divisão do Grupo Dürr. Começando com o Relatório Anual de Atividades em 2011, publicado em março de 2012, onde regularmente são divulgados resultados financeiros para tecnologia de aplicação. Com isso a Dürr aumenta a transparência dos seus relatórios de segmento. As outras três Divisões são Sistemas de Pintura e Montagem Final (pintura e montagem de instalações), Sistemas de Medição e Processos (balanceamento e tecnologia de limpeza) e Sistemas de Tecnologia de Lavagem (meio-ambiente e tecnologia de eficiência energética).