Publicidade
Anuncie

Abiquim manifesta sua enorme preocupação com o momento atual do Brasil

05/04/2016 - 11:04

O Brasil atravessa a mais grave crise política de sua recente história democrática. Seus efeitos são evidentes, tanto na polarização que se observa na sociedade, como na paralisia econômica do País.

A Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim manifesta sua enorme preocupação com o momento atual do Brasil, bem como da continuidade desse cenário pelos próximos meses.

A imprevisibilidade e a crise política têm tido sérios reflexos sobre a atividade industrial, o emprego, a arrecadação e, principalmente, sobre a confiança, tanto interna quanto externa. O PIB encolheu em 2015. As previsões são de que encolha novamente em 2016 e que também não seja nada expressivo para 2017.

Os resultados recentes do setor químico corroboram a gravidade da situação econômica do País. A demanda por produtos químicos caiu 7,9% no Brasil nos últimos 12 meses, a maior queda em 25 anos. Com isso, indústria está operando no mais baixo patamar de produção de sua história. A ociosidade elevada e crescente no curto prazo acende a luz de que algo precisa ser feito e com urgência.

O Brasil possui enorme potencial de crescimento. Esse potencial se destaca pelo tamanho do nosso mercado doméstico e também pelo seu potencial exportador, pelas perspectivas favoráveis de suprimento de matérias-primas (tanto fósseis quanto renováveis), pela agricultura pujante e pela biodiversidade de nossas florestas, bem como pelo potencial de aumento de demanda per capita de diversos produtos e serviços em relação a países mais desenvolvidos.

A Abiquim tem total convicção na solidez das instituições brasileiras e na força de sua democracia. A entidade e seus associados esperam que a serenidade e o espírito público das lideranças políticas e sociais possam conduzir o País para a solução das divergências e trabalhar em um projeto nacional que garanta o restabelecimento da competitividade da indústria, para a elaboração de um plano de desenvolvimento econômico de longo prazo que abranja questões essenciais como educação, saúde e saneamento básico, além das reformas previdenciária, tributária e projetos de aspecto estruturante, como um conceito para construção de uma infraestrutura eficiente para os próximos 30 anos com a utilização do petróleo e do gás resultantes do pré-sal para desenvolvimento da indústria brasileira.

Essas condições são essenciais para retomada da economia e, principalmente, para a garantia dos empregos de milhares de brasileiros.

  Mais notícias