Publicidade
Anuncie

Evonik divulga relatório de sustentabilidade

24/05/2016 - 11:05

A metade das vendas da Evonik já é gerada com produtos destinados a aplicações no setor de eficiência de recursos. É o que mostra o Relatório de Sustentabilidade de 2015, recentemente publicado. “Nossos clientes querem produtos e soluções que apresentem um equilíbrio nos fatores econômico, ecológico e social e nós levamos isso em conta em nossa estratégia de sustentabilidade”, enfatiza Thomas Wessel, integrante da Diretoria Executiva da Evonik responsável pela sustentabilidade. “A tomada de ações de prevenção é um pré-requisito para o desempenho lucrativo do negócio, e nós temos consciência da nossa responsabilidade”.

Em 2015, a Evonik ampliou a sua análise de sustentabilidade para todas as 22 linhas de negócios em seus três segmentos químicos. Dessa forma, foram cobertos em torno de 94% das vendas do Grupo. A análise, que incluiu fatores como economia de energia, emissões de gases do efeito estufa, consumo de água e uso de matérias-primas, mostra a extensiva contribuição dos produtos da empresa quando se trata da melhora da eficiência de recursos nas aplicações. Exemplos incluem aminoácidos para nutrição animal, aditivos para fluidos hidráulicos e silanos funcionais para a proteção de fachadas de edifícios. No ano em curso, a Evonik pretende aprofundar ainda mais a análise da sustentabilidade de seus negócios.

Novos progressos em direção às metas ambientais

A Evonik pretende reduzir as emissões de gases específicos do efeito estufa (ou seja, emissões por tonelada produzida) em 12% entre 2013 e 2020. Em 2015, houve uma redução considerável de 3 pontos percentuais nas emissões de gases específicos do efeito estufa, em decorrência de medidas para o aumento da eficiência de energia e uma alteração no mix de fontes de energia no site de Marl (Alemanha). Dessa forma, a Evonik já reduziu a emissão de gases específicos do efeito estufa em 11% desde 2012.

A empresa pretende reduzir a demanda de água específica em 10% no mesmo período. Em seguida a um ligeiro aumento em 2014, a demanda também caiu 3 pontos percentuais em 2015, voltando ao nível de 2012. Esse desenvolvimento positivo pode ser atribuído sobretudo a medidas de economia, à utilização de sistemas adicionais de resfriamento de água de circuito fechado, além de fatores específicos ao site que afetam demanda de água superficial.

O nível de segurança ocupacional continua muito bom

A empresa deu seguimento à iniciativa “Segurança na Evonik”, cujo objetivo é o de promover a conscientização de todos os colaboradores quanto à adoção de comportamentos e estilos de liderança que estejam de acordo com os princípios de segurança. Mais de 90% dos colaboradores das áreas de produção e tecnologia no mundo inteiro foram treinados na aplicação desses princípios até o final de 2015.

No referido exercício, a frequência de acidentes na Evonik foi de 1,0, um índice que mais uma vez ficou abaixo da meta autoimposta de 1,3. Esse parâmetro apresenta o número de acidentes no local de trabalho envolvendo colaboradores da Evonik e funcionários de contratadas sob a supervisão direta da Evonik que resultaram em afastamento por um milhão de horas trabalhadas. 

Mais transparência e sustentabilidade na cadeia de fornecimento

A Evonik está reforçando a transparência e a sustentabilidade ao longo da cadeia de fornecimento, indo além de suas próprias operações. “Nós aplicamos os nossos requisitos mais elevados nas áreas de segurança, saúde, proteção ambiental, padrões de trabalho e outros aspectos cruciais de sustentabilidade aos nossos fornecedores”, explica Wessel. A Evonik é um dos membros fundadores da iniciativa “Juntos pela Sustentabilidade (TfS, na sigla original em inglês)”, estabelecida por empresas químicas para promover o avanço dos padrões comuns ao setor em relação à aquisição sustentável de suprimentos, e participa regularmente das avaliações e auditorias determinadas por essa iniciativa. No início de 2016, a Evonik recebeu, pela terceira vez consecutiva, a classificação ouro, o que a inclui no seleto grupo de 2% das melhores empresas incluídas na avaliação.

A Evonik também está bem posicionada em importantes avaliações e rankings. Em 2016, por exemplo, a empresa foi incluída no renomado Sustainability Yearbook, publicado pela RobecoSAM, como Líder em Sustentabilidade com a distinção “Classe Prata”.  Essa foi a primeira vez que a Evonik participou e, de imediato, conquistou um lugar entre as dez mais das cerca de 70 empresas químicas avaliadas no mundo inteiro.

Relatório de sustentabilidade conforma com os requisitos G4 atuais do GRI

O Relatório de Sustentabilidade de 2015 da Evonik aplica, pela primeira vez, as diretrizes G4 da Global Reporting Iniciative (GRI). A estrutura e o conteúdo do relatório são derivados das áreas de ação “Estratégia e crescimento”, “Governança / Conformidade”, “Segurança”, “Produtos e Soluções Sustentáveis”, “Meio Ambiente” e “Excelência como Empregador” e decorrem dos resultados apurados nas análises de materialidade conduzidas no último quadrimestre de 2015.

O Relatório de Sustentabilidade 2015 pode ser obtido via download em www.evonik.com/responsibility.

  Mais notícias