Publicidade
Anuncie

Abiquim lança ferramenta para análise de risco de produtos químicos

22/06/2016 - 11:06

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) desenvolveu a ferramenta “Análise Qualitativa de Risco Elementar da Abiquim” - Aquarela, criada para auxiliar as empresas do setor na implantação de práticas de gerenciamento e comunicação dos impactos e riscos inerentes aos produtos.

O gerenciamento dos riscos químicos é parte essencial da gestão para minimizar os impactos negativos, requisito obrigatório do Programa Atuação Responsável. Por isso, é necessário caracterizar o perigo, identificar os riscos e, dessa forma, analisar quais são as recomendações para o gerenciamento da produção, comercialização e uso desses produtos.

A Aquarela é a primeira ferramenta brasileira voltada exclusivamente para a análise de riscos dos produtos químicos e foi desenvolvida pela Comissão de Gerenciamento de Produto da Abiquim. Ela é de fácil uso e utiliza dados de classificação de perigo do produto e dados de exposição.

Segundo Camila Hübner Barcellos, assessora de assuntos regulatórios da Abiquim, a ferramenta ajudará pequenas e médias empresas a gerenciar o impacto dos produtos. “As grandes companhias já possuem ferramentas, porém elas são complexas para serem operadas pelas empresas menores e a análise dos riscos dos insumos químicos é uma obrigação internacional desde a Rio 92. O gerenciamento dos impactos dos produtos também é uma das exigências do Programa Atuação Responsável e a Aquarela® poderá ser usada por todos os associados para desenvolver essa parte do programa”, explica. 

A ferramenta já tem registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e usa o GHS - Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Comunicação de Perigos de Produtos Químicos. O manual de uso e a ferramenta Aquarela estão disponíveis para download na área do associado no site da Abiquim (www.abiquim.org.br).

  Mais notícias