Publicidade
Anuncie

Intertox realiza workshop sobre as vantagens do eSocial para a Segurança e Saúde no Trabalho

22/06/2016 - 11:06

No dia 4 de agosto, a Intertox, empresa referência nacional no segmento de segurança química, gestão ambiental e tecnologia da informação, vai realizar o workshop ‘eSocial - Segurança e Saúde no Trabalho: como a empresa ganha com isso?’, que terá como foco expor as vantagens que as empresas terão com a implementação do eSocial. O evento será realizado no Conselho Regional de Química - IV Região, em São Paulo (SP) e é direcionado para profissionais com atuação em Segurança do Trabalho, Segurança Química, Recursos Humanos e Direção Empresarial.

O eSocial é um projeto do governo federal que estabelece a forma como deverão ser prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural. O objetivo do projeto é viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas aos colaboradores, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais. Além das informações previdenciárias, o eSocial também contempla as práticas relativas a Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

De acordo com Camilla Colasso, gerente da Intertox, esta centralização de informações vai diminuir a burocracia para as empresas e ainda facilitará para o governo a busca por irregularidades: “Se considerarmos que de um total de aproximadamente 16 milhões de empresas existentes no País, somente 250 mil são fiscalizadas anualmente, com a implantação do eSocial a atuação das fiscalizações deverá ser muito mais efetiva, já que serão realizadas praticamente em tempo real através da análise de todos os dados registrados no sistema”.

Os dados necessários para o preenchimento correto do eSocial em relação às informações dos trabalhadores deverão incluir 25,78% do setor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e outros 74,42% de Recursos Humanos, Financeiro, Contabilidade e Jurídico. “A grande questão relacionada à SST, é que muitas empresas não possuem esse setor devidamente estruturado, ao contrário dos demais. Por isso, com a implantação do eSocial, os eventos de SST deverão ser cuidadosamente analisados e adequados no que for necessário e são essas dúvidas que pretendemos sanar durante o nosso workshop”, finaliza Colasso.

Mais informações: (11) 3868-6970

  Mais notícias