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BASF aumenta o foco em Pesquisa e Inovação

18/07/2016 - 14:07

O mundo das empresas químicas é caracterizado por um constante processo de mudança e intenso investimento em inovação. Para manter sua trajetória de sucesso nesse ambiente, a BASF está aumentando o foco e a agilidade nas suas atividades de pesquisa e desenvolvimento desenvolvidas globalmente.

Com cerca de € 10 bilhões em vendas provenientes de inovações em produtos, a empresa tem direcionado suas atividades de P&D para atender às necessidades do mercado. Em 2015, a linha de pesquisa da BASF abrangeu cerca de 3.000 projetos e os investimentos com pesquisa e desenvolvimento subiram para € 1,9 bilhão (2014: € 1,8 bilhão).

Além disso, durante o ano passado, cerca de 10 mil colaboradores se dedicaram ao trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento em todo o mundo. Em conferência de imprensa realizada na Alemanha, os especialistas da BASF apresentaram alguns dos principais projetos desenvolvidos nos últimos meses:

1. Catalisadores: valor agregado para depuração de gases de escape e refinarias

Na plataforma de Pesquisa de Processos & Engenharia Química, a empresa focou no desenvolvimento de zeólitos especiais, como a cabazita cúprica, que desempenha um papel vital nos catalisadores para controle de emissões de motores a diesel. A solução remove óxidos de nitrogênio provenientes dos gases de escape. A BASF também desenvolveu uma tecnologia de catalisador à base de boro (BoroCat™), que permite que as refinarias aumentem o rendimento na obtenção de produtos de maior valor agregado, como a gasolina, diesel e outros combustíveis derivados de petróleo bruto.

2. Biotecnologia Industrial: enzima termoestável para alimentação animal

Na plataforma de pesquisa de Biociências, o foco foi no desenvolvimento e aprimoramento da nova fitase (Natuphos®E) para nutrição animal. A enzima ajuda aves e suínos a utilizarem melhor a fonte de fósforo e outros nutrientes importantes, como proteínas, cálcio e energia – trazendo uma ampla gama de benefícios para a indústria de nutrição animal. O Natuphos®E também age como coadjuvante na liberação outros nutrientes, fazendo com que a digestão do alimento seja mais eficiente. Esta nova geração de fitase já foi lançada em alguns países da Ásia e América do Sul (incluindo Brasil), bem como nos Estados Unidos.

3. Plásticos: redução ruídos e vibrações com sucesso

Na plataforma de pesquisa de Materiais Avançados & Sistemas, o foco foi nas possibilidades de redução de ruídos e vibrações indesejadas através do design e emprego de componentes e materiais, onde, uma equipe interdisciplinar da BASF composta por químicos, físicos e engenheiros está ativamente empregando esforços no aprimoramento de soluções polímeros que podem ser utilizados para otimizar frequências na faixa que é perceptível de 1 a 20.000 Hertz. Dependendo da faixa de frequência e dos requisitos, a equipe é capaz de reconfigurar o desenho dos componentes e/ou a estrutura molecular ou estrutura da espuma dos materiais utilizados (poliamidas, poliuretanos, espumas de resina de melamina), com simulações feitas pelo computador.

P&D no Brasil

No mercado brasileiro, a empresa conta atualmente com dois centros globais de pesquisa: em Guaratinguetá e Santo Antônio da Posse ambos em São Paulo.  Há, ainda, o Centro de Aplicações de Nutrição e Saúde da empresa na América do Sul, localizado em Jacareí (SP). Ele conta com um laboratório farmacêutico especializado no desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas e uma cozinha laboratório, intitulada Newtrition, para desenvolver tecnologias e protótipos alimentares focada no setor de panificação, biscoitos e confeitaria.

Além disso, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias premium da BASF, possui no Brasil um laboratório de Microbiologia totalmente dedicado à gestão da inovação. Coordenado pela área de Pesquisa & Desenvolvimento, o espaço é responsável pela criação e lançamento constante de produtos inovadores para o mercado brasileiro. Nele, são realizados testes e estudos para definir a tecnologia ideal para cada demanda, tendo como ponto de partida a diversidade climática do país e as diferentes necessidades do consumidor.

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