Publicidade
Anuncie

São Paulo terá metodologia inédita de neutralização de carbono

18/07/2016 - 14:07

Governador assina protocolo com a Dow Brasil e a Esalq/USP que permitirá definir quanto é capturado de carbono da atmosfera em áreas restauradas da Mata Atlântica

O governador Geraldo Alckmin assinou na tarde desta sexta-feira, 14, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente, protocolo com a Dow Brasil e a Esalq/USP que permitirá, ao Estado de São Paulo, definir com precisão o quanto a restauração ecológica na Mata Atlântica é capaz de capturar de carbono da atmosfera. Participaram do evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da Dow Brasil e CEO para América Latina, Fabian Gil e a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.

A ação ambiental é inspirada no plano de mitigação de carbono dos Jogos Olímpicos, realizado pela Dow, e está alinhada com o Protocolo Climático e com o Programa Nascentes. A ação, que tem o aval do Comitê Paulista das Olimpíadas 2016, será o primeiro projeto de legado de sustentabilidade das Olimpíadas no Estado de São Paulo, que receberá 10 jogos dos torneios masculino e feminino de futebol. A operação destes jogos emitirá 32,5 mil toneladas de CO2 equivalente, a unidade de medida para os gases de efeito estufa.

Com base nesta estimativa, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Programa Nascentes, a Fundação Florestal e o Comitê Paulista das Olimpíadas 2016 desenvolveram um projeto de restauração florestal que vai plantar 140 hectares de Mata Atlântica no Parque Estadual Aguapeí. O investimento, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental, é de R$ 2,9 milhões.

Após o plantio, Esalq/USP e Instituto de Botânica iniciarão uma pesquisa que vai medir a efetiva captura de carbono na área em restauração, gerando uma fórmula de medição direta que poderá ser utilizada em outros projetos de neutralização de carbono no Estado. A Dow financiará a pesquisa com um aporte de US$ 40 mil. O benefício para o Estado de São Paulo será ter uma fórmula de cálculo de sequestro de carbono no bioma Mata Atlântica, adequada para as condições ecológicas do Estado, uma vez que os cálculos existentes são aproximados.

  Mais notícias