Publicidade
Anuncie

Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia premia pesquisas mais inovadoras da área química

27/07/2016 - 14:07

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) está com as inscrições abertas para a 15ª edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia. A premiação é destinada a três categorias: Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups), Empresa e Pesquisador.

A iniciativa tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no País, reconhecendo o mérito de projetos que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores. O evento busca, também, divulgar metodologias empregadas e capacitações existentes, a fim de estimular novos núcleos de inovação na indústria química.

Na categoria Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup), podem ser inscritos projetos nacionais desenvolvidos por companhias em estruturação empresarial, sem posição definida no mercado, inseridas ou não em incubadoras, que busquem oportunidades em nichos de mercado com produtos ou serviços inovadores e de alto valor agregado. Na categoria Empresa, podem participar as organizações que tenham desenvolvido no Brasil projetos e cases de inovação tecnológica na área química que levem à modernização e ao aumento da competitividade do parque industrial brasileiro. Poderão concorrer trabalhos de melhorias de processos, produtos e serviços já existentes no mercado, assim como aqueles que envolvam o desenvolvimento de processos, produtos, aplicações e serviços pioneiros. Na categoria Pesquisador, podem participar os profissionais que tenham desenvolvido projetos na área química com potencial de aplicação industrial.

Cada participante pode cadastrar mais de um trabalho, desde que indique a categoria a qual pretende concorrer. Os arquivos serão mantidos em sigilo até a divulgação dos resultados e as íntegras dos projetos serão divulgadas publicamente após a autorização da empresa ou pesquisador.

A comissão julgadora é formada por importantes representantes do setor químico do País e as inscrições serão encerradas em 31 de outubro. A premiação será realizada durante o 21º Encontro Anual da Indústria Química - ENAIQ, em 2 de dezembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista.

Os interessados devem se inscrever pelo site da Abiquim no link: http://www.abiquim.org.br/abiquim/premio-kurt-politzer-de-tecnologia/apresentacao.

Em 2015 a vencedora na então categoria estreante Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup) foi a Ipol Nanotecnologia pelo projeto “Polímeros de alto desempenho aditivados com nanomateriais de carbono”. Os polímeros produzidos atendem solicitações operacionais extremas da indústria: na área de petróleo e gás os objetivos são aumentar a produtividade e minimizar os riscos da exploração de petróleo, no setor de energia eólica eles minimizam os riscos de ruptura das pás eólicas.

Na categoria Empresa, a vencedora foi a Oxiteno em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia/MCTi com o projeto “Produção Biocatalítica de Ésteres”. O novo processo economiza 60% da energia requerida, gera uma redução de 90% nas emissões e a minimização de perdas do rendimento global do produto. Esta mistura de ésteres pode ser utilizada na formulação de produtos de higiene pessoal e cosméticos, ou ainda em produtos de limpeza.

Na categoria Pesquisador, os vencedores foram os professores Maria Luiza Zeraik, João Batista Calixto e Vanderlan Bolzani com o projeto “Utilização Sustentável da Polpa dos Frutos de Umbu e Umbu-Cajá: Produtos Naturais Fenólicos de Alto Valor Agregado para a Indústria de Cosméticos com Propriedade Anti-Envelhecimento”.  O trabalho usou as espécies de frutos do sertão nordestino, Umbu e Umbu-Cajá, como fontes de produtos naturais de alto valor agregado, através da obtenção de substâncias fenólicas com propriedades antioxidante, antienvelhecimento, pigmentação e reparo cutâneo.

Antes conhecido como Prêmio Abiquim de Tecnologia, em 2011 recebeu o nome de Kurt Politzer, em homenagem ao pesquisador e professor que trabalhou intensamente em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no setor químico. Politzer colaborou por quase três décadas na Abiquim, sendo membro do Conselho Diretor e coordenador da Comissão de Tecnologia da entidade, além de um dos responsáveis pela criação do Prêmio.

  Mais notícias