Publicidade
Anuncie

Fórum Abrafati indica início da retomada do crescimento

31/08/2016 - 14:08
Fórum Abrafati indica início da retomada do crescimento

Com a presença de cerca de 140 executivos e lideranças da cadeia de tintas, foram debatidas a situação atual e as perspectivas do setor, durante o 11º Fórum Abrafati. A principal conclusão foi a de que o setor começa a viver dias melhores e que em 2017 o crescimento das vendas será retomado.

Freddy Carrillo, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati, avaliou que as vendas podem aumentar 1,5% no ano que vem, destacando os sinais positivos que já podem ser vistos na economia. “Está se iniciando uma virada em todos os nossos mercados”, afirmou. A expectativa de crescimento foi compartilhada pela maior parte dos presentes, na pesquisa interativa dataFATI.

Todos os palestrantes apontaram na mesma direção de uma melhoria no cenário. O economista Luka Barbosa, do Banco Itaú, revelou uma previsão atual de 1% de aumento do PIB em 2017, advertindo que esse percentual pode ser mais alto. Já o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, considerou que o panorama político está muito mais estável e previu que será aprovada a maior parte dos ajustes propostos. Por sua vez, Claudio Conz, da Anamaco, assinalou que já se percebe uma melhoria nas vendas nas lojas de materiais de construção, o que deve levar o setor a fechar o ano com crescimento. No painel que reuniu os fornecedores, José Borges Matias (Grupo Solvay), Alessandro Moraes (Dow) e Moritz Winterstein (Covestro) destacaram os desafios associados a inovação, sustentabilidade e custos, assim como as oportunidades para agregar valor aos produtos e atender a novas demandas.

“Com a presença de especialistas externos e de todos os principais players do mercado, pudemos ter uma visão muito precisa em relação ao clima para os negócios, que hoje se mostra muito mais promissor”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati.

  Mais notícias