Publicidade
Anuncie

Setor de tintas em debate no Fórum Paint & Pintura Vitória

29/09/2016 - 11:09

Evento teve início hoje (29) pela manhã, no Hotel Senac Ilha do Boi, na Capital do Espírito Santo

Várias novidades estão sendo expostas no 27º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sudeste - que foi aberto hoje (29) pela manhã, no Hotel Senac Ilha do Boi, que fica na rua Bráulio Macedo, 417, Ilha do Boi, em Vitória (ES).

Na Plenária de abertura: "Mercado Brasileiro de Tintas: crescimento com qualidade e valor", proferida por Francisco Racz, sócio na Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados, foi apresentada e discutida a evolução recente do mercado de tintas no Brasil, em seus vários segmentos, bem como uma rápida projeção geral dos volumes para os próximos anos. Também foram discutidas quais as oportunidades de crescimento nos vários segmentos e suas estratégias preferenciais de produtos e serviços de qualidade com valor agregado mais elevado como contraponto à guerra de preços.

Com o tema: “Oximulsion: Linha de tensoativos APE-Free para polimerização em emulsão”, Ricardo Matos (coordenador técnico Brenntag) e Fabio Rosa (da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Oxiteno), apresentaram ao mercado a linha de tensoativos para polimerização.

Já a Univar apresentou a palestra: “Um mundo de possibilidades para a sua formulação”, proferida por Anselmo França Silva, gerente de unidade de negócios - Tintas & Adesivos. A empresa levou informações de aplicação de algumas das suas principais especialidades químicas aplicadas às mais diversas formulações de tintas arquitetônicas, em destaque uma nova geração da sílicas da multinacional Grace, utilizadas para o controle de brilho / reflexo e visando a substituição de terras diatomáceas, uma geração de antiespumantes 100tivos da multinacional Dow Corning; e um Dióxido de Titânio da multinacional Tronox, o qual apresenta a melhor relação custo x beneficio do mercado brasileiro, segundo Silva.

Na palestra “Coalescentes para atender as atuais exigências de VOC no Brasil e em outros países da America Latina”, Marcos Aurelio Basso, gerente de desenvolvimento de produtos para a América Latina da Eastman, explicou que, nos últimos anos, houve um aumento significativo nos programas de qualidade e regulamentações ambientais em toda a América Latina. No Brasil, já se tem uma metodologia estabelecida pela ABNT com o apoio da Abrafati para determinação de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) em tintas prediais. A Eastman apresentou um panorama dessa metodologia e indicou seus coalescentes que atendem a nova norma.

Palestras da tarde

Após o almoço, o tema “Sistemas de alto desempenho e baixo VOC”, será apresentado por Ana Paula Alonso Cardoso, responsável por assistência técnica para revestimentos da América Latina da Covestro, que mostrará que é possível oferecer ao mercado um revestimento onde não haja contaminação de odor durante a aplicação, e também lançar uma nova linha de materiais base água de 1 ou 2 componentes de alto desempenho. E mesmo um sistema de alto sólidos com secagem em menos de 2 horas. “As novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente da Covestro são as alternativas de alta eficiência para cada substrato e seus requerimentos”, afirma Ana Paula. Venha conhecer mais sobre acrílicas base água hidroxiladas e auto reticuláveis, dispersões poliuretânicas e sistema poliaspártico de altíssimos sólidos.

Já na palestra “IMCD no Brasil e no Mundo”, ministrada por Alexandre Tarantino, diretor de vendas da IMCD Brasil, será feita uma apresentação institucional da empresa com foco em gestão de coatings.

A gerente técnica e de assuntos ambientais da Abrafati, Gisele Bonfim, vai participar do evento proferindo a palestra: "Quais são as vantagens das Tintas Imobiliárias Qualificadas pelo PBQP-H do Ministério das Cidades?”. Gisele vai abordar o processo de Qualificação das Tintas Imobiliárias feito pelo Programa Setorial da Qualidade: os parâmetros científicos claros e concretos que segue; os avanços recentes nas normas técnicas (acompanhando a evolução tecnológica e as exigências da sustentabilidade); outros aspectos técnicos envolvidos; os benefícios que traz; o reconhecimento pelos órgãos financiadores e licitadores; os próximos passos para toda a cadeia de produção, comercialização e aplicação (envolvendo dos fornecedores de matéria-prima até o usuário final). Será dado um destaque especial ao cenário da qualificação das tintas imobiliárias no Espírito Santo.

Encerrando o encontro, a Intertox vai abordar o tema “Abrangência, Legislação e Impacto do GHS, FISPQ e Rotulagem”, que será apresentado por Camilla Colasso, Farmacêutica e Bioquímica, e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela USP (Universidade de São Paulo). A palestra discorrerá sobre a abrangência do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), da Organização das Nações Unidas-ONU. Abordará sobre a legislação brasileira que embasa a obrigatoriedade de adoção do GHS e alterações nas FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) e rótulo dos produtos químicos [Norma Regulamentadora 26 (NR 26) do Ministério do Trabalho e Emprego, e NBR 14725, da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT]. Debaterá também sobre os impactos e necessidades de adequações que o sistema trará as indústrias brasileiras.

 

  Mais notícias