Publicidade
Anuncie

Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho participa do Congresso de Atuação Responsável da Abiquim

21/10/2016 - 15:10

Evento da Associação Brasileira da Indústria Química contou com debatedores internacionais e autoridades como os deputados federais Evair de Melo e João Paulo Papa e o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo

Os participantes do 16º Congresso de Atuação Responsável, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim, nos dias 18 e 19 de outubro, no Novotel Center Norte, em São Paulo, tiveram a oportunidade de assistir a debates e apresentações de especialistas internacionais e representantes do governo e órgãos públicos.

A sessão plenária do Congresso, que acontece no dia 18 contou com a participação do ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho. Entre os convidados internacionais teve a participarão da Head of Corporate Sustainability Strategy & Advocacy da Clariant Internationla, Lynette Chung, que abordou o desenvolvimento sustentável na indústria química; o responsável por Assuntos Globais e Política da Agência Americana de Proteção ao Meio Ambiente, Alexander Metcalf, que abordou a parceria entre governo e indústria no desenvolvimento de uma legislação para produtos químicos. Durante a sessão plenária também foi assinado o convênio de reconhecimento mútuo dos programas de gestão SASSMAQ - Módulo Rodoviário e Programa de Cuidado Responsável do Meio Ambiente (PCRMA) da Câmara da Indústria Química e Petroquímica da Argentina (CIQyP). O acordo foi assinado pelo presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, e pelo diretor-executivo da CIQyP Jorge de Zavaleta.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, foi mais uma autoridade confirmada no Congresso. Guillo, assim como Ricardo Soavinski - Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, participaram da sala Meio Ambiente, no dia 18 de outubro, que abordou a gestão de recursos hídricos com o lançamento do "Manual de Gestão Eficiente de Recursos Hídricos". O deputado federal e coordenador do tema água na Frente Parlamentar da Química, Evair de Melo e o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Ricardo Salles, participaram da mesma sala, que aconteceu no dia 18.

A sala Cooperação Regulatória, que aconteceu no dia 18, contou com a participação do representante da Associação Canadense da Indústria Química (CIAC) Dave Shortt, que foi líder da divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Dow Chemical Canada, onde atuou por mais de 30 anos. Shortt explicou como a parceria entre indústria e governo foi importante para o sucesso da legislação canadense. Além desses convidados, o diretor de Regulatórios e Assuntos Técnicos do Conselho Americano de Química (ACC), Greg Skelton, abordou a visão da indústria sobre a cooperação regulatória.

O deputado federal João Paulo Papa, o secretário chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira e o Tenente Coronel da PM do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santos, Eduardo Nocetti Holms, participaram da sala Armazenagem Responsável no dia 19 de outubro. No mesmo período, o diretor executivo da Global Silicones Council, Karluss Thomas, trouxe o tema de gerenciamento de riscos na cadeia de silicone, na sala Silicones e o diretor sênior do Conselho Americano de Química, Steve Risotto, contou como a indústria norte-americana gerencia a imagem e o uso seguro e sustentável de solventes, na sala Solventes de Uso Industrial.

Congresso de Atuação Responsável da Abiquim

O 16º Congresso de Atuação Responsável da Abiquim tem o tema “Química - Criando soluções para uma sociedade responsável”. O evento foi realizado no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP), nos dias 18 e 19 de outubro, e recebeu cerca de 500 profissionais e especialistas das mais diversas áreas que discutiram o papel do Programa Atuação Responsável nas soluções de demandas atuais das empresas químicas, dos setores industriais, que atuam na cadeia de valor da indústria química e da própria sociedade. O Programa é uma ação voluntária mundial da indústria química, lançado no Brasil pela Abiquim em 1992, que visa a melhoria contínua do desempenho do setor nas áreas de segurança, saúde e meio ambiente e estabelecer a comunicação transparente com as partes interessadas.

O Congresso de Atuação Responsável contou com o patrocínio da BASF, Braskem, Buckman, Cabot, Clariant, CNI/Sesi, Columbian Chemicals, Dow, Elekeiroz, FM Global, Huntsman, Lanxess, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia Solvay, Sura Seguros, Unigel, Unipar Carbocloro, Vale Fertilizantes e Videolar-Innova. Além dessas empresas, patrocinaram o Congresso a Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (grupo representado pelas empresas Bluestar, Dow Corning, Momentive e Wacker) e a Comissão Setorial Solventes de Uso Industrial da Abiquim (representada pelas empresas Braskem, Elekeiroz, Eastman, Oxiteno e Rhodia Solvay). 

  Mais notícias