Publicidade
Anuncie

Seminário da Abiquim na COP 22 apresenta ações da indústria química para o desenvolvimento sustentável

01/12/2016 - 17:12

A Abiquim integrou a delegação do governo brasileiro na 22ª Conferência Quadro das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP22) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Marrakech, Marrocos. Durante o evento, a associação promoveu o seminário “A Solução está na Química - A indústria química como criadora de soluções para a redução das emissões”, no Espaço Brasil.

O seminário, realizado no dia 14 de novembro, reuniu representantes do governo brasileiro e da indústria química. A abertura do evento foi feita pela diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Abiquim, Marina Mattar, que abordou química como provedora de soluções para a redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE).

O diretor de Sustentabilidade da Braskem, Jorge Soto, apresentou as soluções da empresa para a mitigação das mudanças climáticas, exemplificando o case do plástico verde. Soto reforçou a importância de biopolímeros mais sustentáveis, recicláveis, de matéria-prima biológica e com captura de carbono.

O executivo responsável por Sustentabilidade Corporativa do Grupo Solvay, Michel Bande, contou aos convidados as soluções da empresa para o desenvolvimento sustentável, destacando um case da unidade da Rhodia em Paulínia, interior de São Paulo. O projeto, no escopo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto, é de uma fábrica de ácido adípico localizada no complexo químico da empresa, que desde de dezembro de 2006 proporciona por ano uma redução de 5,9 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Everton Frank Lucero, encerrou a programação do seminário e abordou a importância do diálogo e colaboração entre a parceria do governo e da iniciativa privada para promover o desenvolvimento sustentável do país.

  Mais notícias