Publicidade
Anuncie

Resinas de adesão líquidas reduzem o teor de VOC dos revestimentos

26/01/2017 - 16:01

As novas resinas de adesão da Evonik - Tego AddBond LP 1600 e LP 1611 - para formulações no setor de revestimentos possuem excelentes propriedades de fluidez e são adequadas ao contato com alimentos. Além disso, essas resinas reduzem a viscosidade sem aumentar o teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) do revestimento.

Essa combinação única de características permite que sejam usadas como resinas de adesão em sistemas alto sólidos. Como vantagem adicional, o alto teor de ingredientes ativos (100%) reduz os custos de armazenamento e transporte.

As co-resinas Tego AddBond LP líquidas são resinas de poliéster formuladas para serem adicionadas a um sistema de revestimento existente. Desenvolvidas especificamente para sistemas alto sólidos (como 2K PU, 2K EP, esmaltes de estufa ou formulações alquídicas), esses produtos são particularmente adequados para itens industriais (como grandes veículos, revestimento de embarcações e revestimentos industriais em geral) que não são revestidos em ambiente industrial. As maiores preocupações no caso dessas aplicações são longa expectativa de vida, resistência à intempérie e resistência química. Além disso, graças à aprovação 175.300 da FDA, ambos os tipos de AddBond LP são adequados ao contato com alimentos.

Os dois produtos também cumprem os requisitos para tintas de impressão usadas em embalagens conforme estipulado pela Swiss A, a portaria suíça que regula os bens de consumo. Além disso, os produtos não são classificados como perigosos, o que os torna seguros ao manuseio.

Os produtos Tego AddBond LP 1600 e Tego AddBond LP 1611 diferem em sua viscosidade inerente: o LP 1611 é ligeiramente mais viscoso que o LP 1600, mas exerce impacto menor sobre a dureza do sistema final e, em consequência, sobre as propriedades mecânicas da superfície; o LP 1600, em contraste, é menos viscoso e, por isso, reduz ainda mais o teor de VOC que o LP 1611. 

Em decorrências das restrições mundiais cada vez maiores em relação aos limites de emissão de VOCs, os fabricantes de revestimentos estão enfrentando mais limitações na seleção de suas matérias-primas e buscando novas maneiras de ajustar as suas formulações. Com o objetivo de apoiar os seus clientes nesses esforços, a Evonik expande continuamente o seu portfólio de aditivos e resinas.

  Mais notícias