Publicidade
Anuncie

Dürr apresenta nova geração de robôs para pintura automática sem trilho de deslocamento

02/03/2017 - 16:03

O novo robô de pintura cinemático de 7 eixos da terceira geração de robôs da Dürr, o EcoRP E043i, não precisa mais de trilhos de deslocamento. Com isso, os custos de investimentos e manutenção na cabine de pintura são reduzidos significativamente. Com o controle EcoRCMP2, também recém-desenvolvido, o robô de pintura está equipado para os desafios da Indústria 4.0.

O robô de pintura convencional com seis eixos desloca-se paralelamente à carroceria sobre um trilho de deslocamento na parede da cabine. A Dürr avançou decisivamente no desenvolvimento do seu conceito familiar com a sua nova geração de robôs. “O novo EcoRP E043i de nossa terceira geração de robôs ganhou um sétimo eixo giratório. Isto aumenta significativamente sua flexibilidade e mobilidade", explica o Dr. Hans Schumacher, Presidente e CEO da Dürr Systems AG. Por meio do sétimo eixo que está diretamente conectado à cadeia cinemática do robô, é possível acessar melhor diversas áreas e evitar colisões com o veículo, especialmente na pintura interior.

Economia de espaço e fácil manutenção

Na maior parte das aplicações na operação Stop-and-Go e na operação de controle de linha é possível abrir mão dos complexos eixos de deslocamento. “Para nossos clientes, evitar os eixos de deslocamento oferece vantagens claras em termos de custos de investimento ou necessidades de espaço físico, especialmente ao converter linhas de pintura existentes, mas também reduz os custos de manutenção e operação posteriores”, segundo o Dr. Schumacher.

O contorno externo da nova geração de robôs recebeu diversos detalhes que facilitam principalmente a manutenção e reparação. Assim, o tempo necessário para a substituição de componentes pneumáticos, de controle ou de alta tensão no robô é reduzido em 50%. Por exemplo, o revestimento exterior do robô consiste de alguns painéis de cobertura removíveis. Eles são equipados com abas de ação rápida para o acesso rápido à tecnologia de aplicação integrada. O trocador de cores e a bomba dosadora são montados no braço frontal do robô, permitindo, assim, rápidas mudanças de cor com pouca perda de tinta e baixo consumo de solventes. As mangueiras são conduzidas de forma invisível pelo interior dos robôs.

Novo controle de processo e de movimentação

Além dos 7 eixos altamente flexíveis, as variantes de 6 eixos, que podem ser usadas opcionalmente para a pintura ou como abridor de capôs, também foram aperfeiçoadas. A nova geração de robôs é controlada a partir do controle de processo e movimento recém-desenvolvido EcoRCMP2, tão otimizado que movimenta o robô sobre a carroceria em trajetos de pintura ainda mais uniformes e harmoniosos. Painéis de controle significativamente menores com componentes de controle e acionamento modulares, novos motores com alta de reserva de energia e uma interface digital de codificador, assim como um controle de segurança integrado com monitoramento da área de trabalho e da velocidade baseados no conceito Smart-Factory da Dürr.

Essa plataforma de controle combina diversos sensores e atuadores do robô de pintura e dos sistemas de manutenção ou controle. Uma interface integrada torna o robô “pronto para a nuvem” e oferece todos os dados relevantes para demandas atuais e futuras no ambiente 4.0 da indústria.

Estreia mundial: Robôs Scara com limpador de ferramentas

A nova família de produtos se completa com os novos robôs Scara (EcoRP L030i/L130i) como abridor de portas com elevador Z. Seu cabeçote basculante opcional com limpador de ferramenta é exclusivo. O abridor de portas pode ser instalado como versão padrão ou como versão móvel em um trilho interno compacto.

  Mais notícias