Publicidade
Anuncie

1º Fórum Técnico de Cura por Radiação RadTech

21/03/2017 - 09:03

RadTech realizou no dia 9 de março, no auditório do IPEN/USP, em São Paulo, seu primeiro fórum de cura por radiação, com a participação de importantes empresas do setor

A RadTech South America resolveu inovar e trouxe pela primeira vez ao mercado um fórum com várias palestras e exposição durante todo o dia, com o que existe de mais inovador no setor de cura por radiação. O evento aconteceu no dia 9 de março, no auditório do IPEN/USP, em São Paulo. “Originalmente, a RadTech sempre teve apenas um caráter técnico, sem ter exposição comercial das marcas. Com o passar do tempo, vimos que o mercado mudou e que as necessidades também mudaram. Por isso, começamos a implementar uma visão um pouco mais comercial, desenvolvendo novos eventos”, conta Roberto Cafório, gerente de operações da RadTech.

Até o ano passado, a entidade realizava seminários focados em determinadas áreas de aplicação, como utilização de cura por radiação nas áreas gráfica, madeira, plásticos etc. “Por experiência dos eventos da Agnelo Editora, com os fóruns Paint & Pintura e GraphPrint, que são sempre muito produtivos, e que tivemos a honra de participar com nossas palestras, tivemos a ideia de fazer um evento com o mesmo modelo aplicado ao nosso nicho de mercado, que é a área de cura por radiação. É um mercado pequeno, não é como o de tintas, mas as empresas tem a oportunidade de mostrar as novas tecnologias no mesmo lugar e ao mesmo tempo para muitas pessoas”, informa Cafório.

A partir de então, a RadTech divulgou essa ideia para os seus associados. “Das 30 empresas associadas, conseguimos o apoio de oito empresas que resolveram investir no primeiro evento técnico de cura por radiação. E estamos muito felizes com o resultado e repercussão positiva. As palestras foram excelentes, e tivemos cerca de 200 pessoas inscritas, isso para um primeiro evento já está muito bom. Também tivemos quatro novos associados devido ao evento - Prollac UV, Global Inks, Novelprint, Kasoflex -, que estão agregando valor na RadTech”, comemora Cafório.

A RadTech espera realizar muito mais eventos como este, segundo Cafório. “Nosso objetivo e sonho é fazer um Congresso RadTech, como é feito nos Estados Unidos e Europa, com a parceria da Agnelo Editora. Queremos mudar, trazer diferencial e inovações para este mercado. E já estamos conseguindo com este primeiro evento. Os participantes estão bastante contentes e satisfeitos, superou as expectativas. Assim, quando decidirmos fazer outro evento como este, tenho certeza que será ainda melhor, porque a credibilidade desse fórum já irá fazer toda a diferença. Depois desse evento, temos uma perspectiva muito melhor para 2017.”

Palestras

O 1º Fórum Técnico de Cura por Radiação RadTech iniciou com a presidente da entidade, Maria Cristina Kobal Campos de Carvalho, que falou sobre a diretoria da RadTech. “O evento superou realmente as nossas expectativas. Os feed backs que nos chegaram, foram muito positivos. Mesmo em relação a conseguir novos sócios. Esperamos ter encontrado um modelo de evento de muito benefício para quem participa”, declarou Cristina.

Em seguida, Wilson Aparecido Parejo Calvo, superintendente do IPEN (parceiro da RadTech desde o início das atividades), falou sobre o trabalho que o Instituto de Pesquisas Energéticas desenvolve. Após essa apresentação, Cafório abordou mais detalhes sobre a RadTech, enfatizando os trabalhos já realizados, projetos futuros, e convidando as pessoas a se associar.

As palestras técnicas foram:

- Allnex: “Low migration resins, resins with good adhesion properties and Led curing”, com o palestrante Scott Auger, global marketing manager, PC&I;

- Quiminutri / IGM Resins: “Próxima geração de fotoiniciadores curáveis por Led para embalagens alimentícias e revestimento para madeira”, com Maurício Locatelli, gerente geral, e Stephen Postle, technology vice president;

- Fuji Silysia Chemical Brasil: “Sílicas e controle de brilho em tintas e vernizes UV”, com o palestrante Rene Minharro Alves, South America Sales & Marketing Manager;

- Flint Group: “A tecnologia UV frente as novas necessidades do mercado de impressão”, com Gilson Schlosser, gerente de suporte técnico América Latina;

- BRChemical: “Controle do processo de cura UV - Radiometria”, com Sergio Medeiros, diretor técnico;

- Search Química: “Metalização à vácuo”, com Rafael Santos, gerente técnico e de novos negócios.

Além das palestras, cada empresa teve um espaço de exposição para apresentar suas tecnologias e conversar com os clientes. “Os temas foram bem completos, estamos com mesas de negócios para oferecer um apoio ao pessoal. Neste espaço também tivemos a participação de mais duas empresas, a Midland e UVTronic, que não apresentaram palestras, mas estavam expondo seus produtos”, revela Cafório.

A Quiminutri Especialidades Químicas comemora 13 anos de existência em 2017 e, desde a sua fundação, sempre participou de maneira ativa da Radtech South America, segundo Locatelli. “Por isso, entendemos a importância da associação e de eventos como o 1° Fórum Técnico de Cura por Radiação. Na avaliação da Quiminutri, o evento foi extremamente positivo e pode levar a RadTech South America a cumprir de maneira cada vez melhor o seu papel de Associação Técnica que visa promover o uso da tecnologia de cura por radiação UV/EB.”

Grade de Eventos RadTech

Para este ano, a RadTech já planejou seus futuros eventos. “Em abril, vamos fazer um seminário de tecnologia de cura por radiação básica, ou seja, é um treinamento básico para quem está entrando nesta área. Mantemos sempre dois eventos deste por ano, pois entendemos que constantemente existem novas pessoas no mercado. São empresas que contratam novos profissionais em laboratório, ou pessoas que estão tendo contato com a tecnologia pela primeira vez e precisam ter uma inicialização técnica”, explica Cafório. “Durante um dia inteiro fazemos um seminário básico de cura por radiação, onde englobamos, desde matérias-primas, formulações, equipamentos, controle de qualidade, aplicações etc. Este seminário acontecerá em abril e em novembro”, revela Cafório.

Além destes, a RadTech terá mais três seminários específicos de áreas, como madeira, plásticos e área gráfica, enfatiza Cafório. “Já em outubro, vamos participar da Abrafati 2017, na qual somos parceiros. A Abrafati oferece um espaço e três dias de congresso específicos para o mercado cura por radiação, que é o Congresso RadTech. Inclusive, já vamos começar a coletar os trabalhos e fazer os julgamentos para ter a grade de palestras determinadas.”

Paralelamente a isto, a RadTech vai realizar um trabalho em prol da normatização de métodos e testes na área de cura por radiação, anuncia Cafório. “Na área de tintas, por exemplo, já existe a ABNT, para definir os testes e metodologias. E para a área de cura por radiação ainda não existe nada nesse sentido. Portanto, é o que vamos fazer este ano, e queremos começar esse trabalho para que até 2018 esteja implementado e 100% no mercado para as empresas. É preciso ter um padrão determinado, e nossa intenção é normatizar os testes e métodos dessa área. Com isso, todas as empresas terão um guia para seguir em termos de desenvolvimento. Dessa maneira, vamos ajudar qualquer empresa a entrar na tecnologia, pois terá uma norma de orientação para que todos façam da mesma maneira, resultando na melhor tecnologia possível. Esta é uma das missões da RadTech.”

  Mais notícias