Publicidade
Anuncie

Rumos do mercado de Tintas e inovações serão discutidos no Fórum Paint & Pintura Recife

23/03/2017 - 14:03

Evento foi aberto hoje pela manhã com casa cheia e vai apresentar palestras técnicas e de gestão com as mais recentes novidades do setor

O 29º Forum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Nordeste - teve início nesta manha (23), no Hotel Wyndham Garden Recife, localizado na Avenida Bernardo Vieira de Melo, 1624, Jaboatão dos Guararapes (PE). Ao longo do dia, o evento contará com uma série de palestras técnicas e de gestão com as principais novidades para o setor de tintas. O encontro tem como patrocinadores as empresas: Eastman, Brenntag, Angus, Covestro, Elementis, IMCD, M.Cassab, Wacker, Serra Branca, ExataCor (Araquimica), Carbono Química, Spectracolor, Morais de Castro, Intertox e Rudnik.

Na palestra plenária de abertura: “Mercado brasileiro de tintas em transformação“, apresentada por Francisco Rácz, sócio da Rácz, Yamaga & Associates, foi proposta uma revisão do mercado, com discussão do foco em valores e seu impacto nas posições no mercado e produtividade industrial. Nessa palestra foram revistas as projeções para o futuro e o potencial para uma possível revolução no ambiente competitivo.

Na sequência, "Ultrafim 260 LV: Coalescente de alto desempenho e baixo odor adequado às regulamentações de VOC", foi o tema da palestra de Marco Tullio, gerente da unidade de negócios Químicos de Performance da MCassab, e Fabio Rosa, pesquisador especialista em tintas da Oxiteno. A MCassab apresentou, em conjunto com a Oxiteno, a linha de coalescentes Ultrafilm 260LV, um produto inovador e que acompanha a tendência do mercado de produtos 'environmentally friendly'.

João Zucco, gerente de vendas técnicas da Angus, e Fernando Guirau Parra, coordenador de negócios da Univar, apresentaram a palestra "AMP-95: avaliações comparativas de desempenho", onde foram apresentados diversos estudos de performance do AMP-95, neutralizador considerado padrão no segmento de tintas e revestimentos, confrontando-o com algumas das principais moléculas atualmente oferecidas no mercado. Foram demonstrados os aspectos multifuncionais do AMP-95 através de dados de lavabilidade, amarelamento, viscosidade, estabilidade, entre outros.

Em seguida, Ana Paula Alonso Cardoso, assistente técnica para tintas e revestimentos da Covestro, falou sobre o tema: "Poliuretanos e Poliaspárticos - Eficiência e vantagens dos sistemas de baixo VOC". “Que tal oferecer ao mercado um revestimento onde não haja contaminação de odor durante a aplicação? E lançar uma nova linha de materiais base água de 1 ou 2 componentes de alto desempenho? Ou mesmo um sistema de alto sólidos com secagem em menos de 2 horas? As novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente da Covestro são alternativas de alta eficiência para cada substrato e seus requerimentos”, afirmou Ana Paula. O público presente pode conhecer mais sobre acrílicas base água hidroxiladas e auto reticuláveis, dispersões poliuretânicas e sistema poliaspártico de altíssimos sólidos.

Encerrando os trabalhos da manhã com a palestra: "Soluções para o mercado arquitetônico com ênfase em produtos à base de silicone", Sérgio Santos (Especialista Técnico Brenntag) e Everton Marion (Especialista Dow Corning), abordaram produtos essenciais para uma formulação diferenciada, bem como apresentaram algumas tendências no mercado de produtos siliconados que vão de encontro às necessidades dos usuários finais. “Ter, hoje, uma gama de produtos de qualidade para trabalhar é extremamente importante, mas os resultados ficam ainda melhores quando conhecemos a fundo os produtos e sinergias que existem entre eles”, destacou Santos.

Palestras da tarde

Após o almoço, Marcos Basso, gerente de desenvolvimento de produtos para a América Latina da Eastman, dará início aos trabalhos com o tema: "Coalescentes para atender as atuais exigências de VOC no Brasil e em outros países da America Latina". Nos últimos anos, houve um aumento significativo nos programas de qualidade e regulamentações ambientais em toda a América Latina. No Brasil, já se tem uma metodologia estabelecida pela ABNT, com o apoio da Abrafati, para determinação de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) em tintas prediais. A Eastman apresentará um panorama dessa metodologia e indicará seus coalescentes que atendem a nova norma.

Em seguida, a IMCD Brasil apresentará a palestra: “IMCD Brasil distribuindo inovações para seus clientes. Soluções Evonik para o mundo de tintas“, que será proferida por Alexandre Tarantino, diretor industrial (IMCD Brasil) e Rafael Dias, executivo de contas / técnico comercial (Evonik).

A Elementis Specialties apresentará a palestra “Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em Tintas Decorativas”, onde mostrará a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Por meio da vasta experiência acumulada em reologia que a empresa possuí, serão apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos da empresa. O palestrante será Carlos Ramiro, gerente de aplicações para a América Latina.

Na sequência, Ricardo Gouvea, sales manager da Wacker Química, vai apresentar a palestra “Soluções em VAE para tintas e revestimentos”. Devido às suas propriedades únicas e a uma boa relação custo/benefício, as dispersões de copolímeros de etileno e acetato de vinila (VAE) estão conquistando uma importância cada vez maior no mercado de tintas e adesivos, já que elas não oferecem apenas excelentes propriedades técnicas, mas também permitem a formulação de tintas e adesivos com baixo teor de VOC (<5g/L), acompanhando assim a tendência com menor impacto ambiental.

Outro assunto importante a ser apresentado no Fórum será: Certificação Voluntária de Tintas para construção Civil - Portaria 529/2015 INMETRO”, a ser apresentado por Roberta Chamusca, analista-executiva em Metrologia e Qualidade do INMETRO. Roberta mostrará uma visão geral do INMETRO e das atividades realizadas pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), elencando as etapas do estabelecimento de Regulamentações Técnicas e Programas de Avaliação da Conformidade, além de esclarecer sobre a Certificação Voluntária de Tintas para construção Civil e como obtê-la, enfocando seu escopo. passo a passo e ensaios requeridos. Vai esclarecer ainda as perguntas mais frequentes referentes ao assunto.

Encerrando o encontro, “Abrangência, Legislação e Impacto do GHS, FISPQ e Rotulagem, tema que será apresentado pela Profª Esp. Alana de Pontes Danze, analista de treinamento da Intertox, discorrerá sobre a abrangência do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), das Organização das Nações Unidas-ONU. Abordará sobre a legislação brasileira que embasa a obrigatoriedade de adoção do GHS e alterações nas FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) e rótulo dos produtos químicos [Norma Regulamentadora 26 (NR 26) do Ministério do Trabalho e Emprego, e NBR 14725, da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT]. Debaterá também sobre os impactos e necessidades de adequações que o sistema trará as indústrias brasileiras.

  Mais notícias