Publicidade
Anuncie

Covestro comemora 80 anos da invenção do Poliuretano

05/12/2017 - 17:12

Os poliuretanos mudaram o mundo. Devemos agradecê-los pelos refrigeradores com eficiência energética, móveis estofados confortáveis, assentos de carro seguros, revestimentos protetores e compósitos leves (assista ao vídeo em https://youtu.be/Brwl9ASvSJs). Há 80 anos, o Dr. Otto Bayer descobriu a química do poliuretano praticamente por acidente. Sua perseverança e criatividade lançaram o sucesso arrebatador de um dos plásticos mais versáteis do mundo - e a história de sucesso está longe de acabar.

“Com curiosidade e coragem, a Covestro está avançando o desenvolvimento de poliuretanos para fazer do mundo um lugar melhor”, diz Daniel Meyer, Head Global da Unidade de Poliuretanos. “Estamos desafiando os limites para desenvolver materiais isolantes mais eficientes, materiais ainda mais leves e produtos com maior economia de recursos”.

Todos os novos desenvolvimentos devem atender aos objetivos de sustentabilidade da Covestro. “Tomamos uma abordagem abrangente para todo o ciclo de vida do produto, incluindo os aspectos sociais, ecológicos e econômicos”, diz Daniel Meyer. “Nossos produtos são fabricados com base no carbono. Nosso objetivo é tirar o benefício máximo do carbono que utilizamos”.

Refrigeradores ainda mais eficientes

Os poliuretanos contribuem de maneira importante para garantir o fornecimento global dos alimentos: Cerca de 95% dos refrigeradores do mundo contêm isolamento térmico com espuma rígida de poliuretano - e o sistema de poliuretano Baytherm Microcell pode elevar a sua performance de isolamento em mais 10%. Isto significa maior economia de energia e custos domésticos e redução da emissão de CO2. Uma fabricante líder em utensílios já está utilizando este sistema em sua produção.

Dióxido de carbono como matéria-prima

A Covestro desenvolveu um método para utilizar o gás do efeito estufa CO2 para sintetizar os componentes do poliuretano. Comercializa essas matérias-primas, conhecidas como polióis, sob a marca cardyon™, para a produção de espuma flexível de poliuretano e opera uma nova planta de produção para isto em sua site de produção em Dormagen, na Alemanha. Até 20% das matérias-primas fósseis anteriormente utilizadas nesses produtos foram substituídas pelo dióxido de carbono. Um catalisador especial proporciona o nível de reatividade desejado à molécula.

Novo modelo de habitação a preços acessíveis

A disponibilidade de habitação rápida, acessível e sustentável é um desafio global. A Covestro está desbravando novos caminhos em sua busca por soluções criativas. Junto com parceiros industriais, governos, agências governamentais e a sociedade, a Covestro está desenvolvendo modelos de habitação acessível e executando projetos específicos na Alemanha. Um exemplo é uma construção multiuso em Bergisch Gladbach, na Alemanha, que foi planejada e construída pelo conselho local, a empresa de construção pré-fabricada francesa Logelis e a Covestro.

Pás de rotor da próxima geração

De acordo com a sua estratégia de sustentabilidade, a Covestro desenvolve materiais e tecnologias para gerar energia renovável - com foco na energia eólica. A empresa desenvolveu uma tecnologia inovadora para a fabricação de pás de rotor para turbinas eólicas. Os rotores são fabricados em um processo especial a partir de uma resina de poliuretano e um tecido de fibra de vidro. Para a resina, a Covestro recebeu recentemente a certificação da DNV GL para a China e agora pode fornecer seus produtos para fabricantes de pás de rotor no país.

Passado orgulhoso, futuro emocionante

O Dr. Otto Bayer apenas poderia ter sonhado com esses desenvolvimentos. Mas mesmo 80 anos atrás, viveu os valores corporativos da Covestro: curioso, corajoso, colorido. Buscou obstinadamente seu objetivo de melhorar a eficiência da fabricação de plásticos e, assim, descobriu a química do poliuretano, que se tornou sua paixão. E ainda se manteve firme em suas convicções quando seus superiores desdenharam a massa borbulhante que produzira em seus experimentos, dizendo que era no máximo um “substituto do queijo suíço”. Longe disso! Com uma criatividade incrível, ele e sua equipe descobriram toda uma série de aplicações possíveis.

Poliuretanos: Marcos de uma história de sucesso

1937 - Otto Bayer inventa a química do poliuretano

1943 - Novas marcas: Desmodur (isocianatos) e Desmophen (polióis)

1952 - Primeira espuma flexível feita de TDI e polióis de poliéster

1958 - Revestimentos premium feitos de Desmodur e Desmophen (“Revestimentos DD”)

1962 - Estreia da espuma rígida de poliuretano como um material isolante em refrigeradores

1967 - Primeiro carro com um corpo totalmente plástico na feira comercial K’67

1970 - Painéis sanduíche com revestimento de metal para envelopes de construção

A partir de 1970 - Introdução dos sistemas de poliuretano Baydur para espumas rígidas integrais

1980 - Assentos de carro com vários níveis de dureza

1990 - Espumas viscoelásticas abrem uma nova dimensão em conforto

1995 - Agentes de expansão sem HCFCs

1998 - Introdução do sistema de pulverização Baypreg para compósitos

2000 - Polióis para revestimentos e adesivos à base da tecnologia Impact™

2005 - Avanços nos compósitos de poliuretano

2012 - Baytherm Microcell para sistemas de refrigeração isolantes - tecnologia CO2

2016 - Lançamento no mercado do cardyon - Primeira pá de rotor feita de resina de poliuretano na Ásia

No futuro - Desafiando continuamente os limites da inovação

  Mais notícias