Publicidade
Anuncie

Dürr transforma linhas de pintura virtuais em situações reais de construção

20/12/2017 - 10:12

Tridimensional, rápido e preciso: o escaneamento a laser é o método mais moderno de medição de instalações. A Dürr está utilizando mundialmente o eficiente método em seus projetos de modernização e expansão de linhas de pintura. Quando os dados do escaneamento são combinados com os desenhos da planta em 3D, os modelos virtuais revelam com antecedência as possíveis obstruções. Traduzido para a realidade, isso significa tempo de instalação mais curto, e processos que correm sem problemas.

O escaneamento a laser revolucionou a forma de fazer levantamento em campo. O feixe de laser registra todas as características relevantes do edifício, como alturas de parapeito, portas ou dutos de cabos, bem como instalações existentes de produção. Isso é feito mesmo em áreas de difícil acesso, realizando a medição sem contato e a distâncias de até 130 metros. Um software gera imagens reais e detalhadas a partir dos dados. “Ao trabalhar em projetos já existentes, somos frequentemente confrontados com a situação onde não há mais a documentação da fábrica e suas seções, ou há somente planos análogos originais que nunca foram atualizados”, diz Marc Altmann, do departamento de Engenharia da Dürr Systems AG, ao explicar o problema.

Uma visita virtual ao futuro

Os escaneamentos a laser trazem digitalmente o mundo real à tela, e assim fornecem a base perfeita para o planejamento. Para grandes edifícios industriais, os dados consistem em centenas de escaneamentos individuais, que são precisamente combinados utilizando pontos de referência. Eles fornecem uma forma de analisar se a visão do cliente é compatível com as condições estruturais da uma linha de pintura ou linha de montagem final. A Dürr utiliza o método já desde a fase de proposta. Uma tecnologia especial de computação processa o grande volume de dados escaneados e transfere como imagens ou vídeos fotorrealistas ao Powerwall no Campus da Dürr em Bietigheim-Bissingen. “Podemos fazer um tour virtual de qualquer construção, em qualquer lugar do mundo, juntamente com nossos clientes aqui na sala do Powerwall. É muito mais visual do que um desenho no papel, possibilitando identificar e conversar sobre complicações antecipadamente, e encontrar uma boa solução. Isso significa que uma linha de pintura pode ser executada conforme planejada, com um alto grau de certeza no que se refere a qualidade, cronograma e custos”, explica Marc Altmann.

Os escaneamentos a laser identificam todas as eventualidades

Na próxima etapa do processo, os escaneamentos a laser trazem realidade ao departamento de engenharia. Independentemente de onde a instalação estiver localizada, um engenheiro de projetos pode visualizar a imagem realista em seu escritório em Bietigheim-Bissingen. Os escaneamentos exatos têm precisão de +/- 2 mm. Uma medição convencional utilizando trena ou laser manual não é capaz de atingir esse nível de precisão. Medições que forem esquecidas podem ser adicionadas facilmente na tela. “Criamos modelos CAD 3D para um escopo inteiro de entrega do projeto, e mesclamos com os escaneamentos a laser. Assim, integramos a planta virtualmente no PC com a realidade da situação da construção. Isso nos permite ver se podem ter obstruções, por exemplo, devido a um duto de ar que esteja no caminho da estrutura de aço”, diz Altmann. Este método visualiza o layout completo da construção da planta, como dimensões e bordas que estejam interferindo, bem como áreas onde precisam ser incluídos espaços para as aberturas de portas. Pode ser visualizada cada parte específica da planta, como os transportadores, ou equipamentos de processo em sua integridade, com todos os componentes, como cabines de pulverização e robôs de pintura.

Os escaneamentos a laser de alta precisão revelam o que não pode ser visto a olho nu, como pequenas tolerâncias no piso. Esse conhecimento permite ao engenheiro de projeto reagir a tempo e planejar placas de preenchimento nas máquinas, ou distâncias mínimas específicas desde o início. Nem sempre é possível adaptar a engenharia da planta à situação da construção. “Os escaneamentos a laser nos permitem ver muito claramente se será necessária a demolição, o que economiza o tempo de nossos clientes. Isso torna o trabalho de adaptação muito mais fácil do que fazer enquanto a instalação está em andamento", afirma Marc Altmann. A Dürr está agora utilizando escaneamento a laser quase como um padrão em modificações e expansões. Tendo em vista as necessidades crescentes e o aumento da complexidade envolvida na construção de linhas de pintura, o método inovador de medição faz uma valiosa contribuição para que os projetos sejam conduzidos sem problemas no local.

  Mais notícias