Wana Química

Grupo Lonza inaugura centro de pesquisa e desenvolvimento em Salto (SP)

28/02/2018 - 17:02

O grupo suíço Lonza inaugurou, no dia 26 de fevereiro, o Salto Technology Center (STC) no município de Salto, interior de São Paulo. Com 1.600 metros quadrados de área, o STC conta com 13 laboratórios de pesquisa e oferece serviços técnicos e aplicações de produtos, o que permitirá o desenvolvimento de soluções customizadas para clientes em suas seis áreas de negócios: Biociências, Cuidados ao Consumidor, Nutrição e Higiene, Revestimentos e Compostos, Agro Ingredientes e Tratamento de águas.

Com seus laboratórios, salas de treinamento, de reuniões e instalações de suporte, o complexo servirá como Centro de Excelência para compartilhar tecnologias, ingredientes, sistemas de diagnóstico e conhecimento utilizados nessas diferentes unidades de negócios.

O CEO mundial do grupo, Richard Ridinger, participou da cerimônia de inauguração. "O Salto Technology Center se juntará à nossa rede de Centros de Excelência em todo o mundo e nos permitirá compartilhar conhecimento que facilita o desenvolvimento de produtos e serviços alinhados com as necessidades específicas do mercado sul-americano”, disse em seu discurso de abertura. "Este conceito acelera o processo de desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e aplicações para atender a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, garantindo padrões de alta qualidade", acrescentou.

O Salto Technology Center possui infraestrutura e equipamentos de ponta, bem como uma equipe multidisciplinar de pesquisadores altamente qualificados, incluindo químicos, biólogos, microbiologistas, farmacêuticos e agrônomos que estão em parceria com universidades e outros centros de pesquisa nacionais e internacionais.

De acordo com o gerente de tecnologia e responsável pelo projeto, Mauricio Franzim, o investimento inicial no STC foi de R$ 8 milhões. "Nosso objetivo é manter novas ideias e oportunidades fluindo regularmente através de uma estrutura que permita o que chamamos de ‘polinização cruzada’”, disse Franzim. "Será um lugar onde profissionais com diferentes habilidades e experiências podem traduzir rápida e objetivamente as necessidades de nossos clientes e, em seguida, alinhá-los com a legislação de cada país e as políticas globais de saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade da Lonza. Em suma, nós nos tornamos moléculas e tecnologias em produtos e soluções", conclui.

Um dos laboratórios do STC concentra-se na microbiologia, por isso foi projetado e equipado para a manipulação de fungos, bactérias e algas. Em conjunto com o laboratório de Química Analítica, as análises realizadas incluirão Cromatografia de Gás (GC), Cromatografia Líquida de Alto Desempenho (HPLC), Espectrometria de Absorção Atômica (AA), espectrometria Ultra Violeta (UV) e uma plataforma de Sequenciamento Genético (GS).

A plataforma de Sequenciamento Genético, ligada a laboratórios analíticos e aplicações, é uma das soluções que o Lonza oferece para diagnosticar a causa raiz de problemas de contaminação microbiológica e permite o monitoramento da fábrica para o mercado consumidor.

  Mais notícias