Wana Química

Solvay tem novo vice-presidente global de solventes

08/05/2018 - 15:05

O executivo Daniel Lopes Franco assumiu a posição de vice-presidente global de solventes da Solvay, em substituição a Daniela Manique, que foi promovida a presidente da unidade global de negócios Coatis, do Grupo Solvay.

Essa unidade de negócios, dirigida a partir do Brasil, reúne as áreas de solventes oxigenados, fenol e derivados e intermediários de poliamida. Os solventes oxigenados da Solvay são utilizados pelas indústrias de tintas e vernizes, automotiva, calçados, madeira, couro e de produtos para limpeza doméstica e institucional. A base industrial e de criação e desenvolvimento de produtos está instalada em Paulínia (SP).

Daniel Franco é graduado em engenharia de produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia. É pós-graduado em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo (USP), MBA internacional pela École de Management à l'Université Jean Moulin, de Lyon, na França, além de possuir extensão executiva em Marketing Estratégico pelo INSEAD, na França.

Ele acumula uma experiência de dezoito anos em diferentes setores da indústria, incluindo a química, indústria têxtil, de plásticos e de materiais de construção. Iniciou sua carreira profissional na Rhodia como trainee, passando por diversas funções e unidades de negócio. Entre 2001 e 2007 atuando na unidade de negócios de Fios e Fibras Têxteis, sendo sua última função gerente de Supply Chain, entre 2008 e 2010 foi expatriado para a França assumindo a função de gerente global de planejamento operacional da Divisão Poliamida. Em seu retorno ao Brasil no início de 2011 assumiu a diretoria de marketing estratégico da unidade global de negócios Fibras.

No período entre novembro de 2013 e fevereiro de 2018, ocupou diversas posições em empresas industriais controladas pela Holding Itaúsa, inicialmente como Head de Estratégia, Planejamento e M&A na Elekeiroz S/A, sendo em seguida transferido para a Duratex S/A onde ocupou a posição de Head de Estratégia e Novos Negócios. Durante suas duas últimas missões, acumulou a função de membro do conselho fiscal da Fundação Itaúsa Industrial.

Entre as missões de Daniel Franco em sua posição na Solvay está a expansão dos negócios de solventes oxigenados, uma das áreas em que a empresa é líder na América Latina e está fazendo investimentos para aumentar sua produção na fábrica instalada no Complexo Industrial São Francisco, em Paulínia (Brasil).

Um dos objetivos da empresa é ampliar a internacionalização de suas atividades e produtos, especialmente através dos solventes sustentáveis derivados de fonte renovável da linha AUGEO, que está conquistando novos mercados em diferentes continentes. “Para materializarmos nossa ambição, estamos investindo na expansão da capacidade de diferentes linhas de solventes no complexo industrial de Paulínia e seguimos atentos a oportunidades de aquisição, tanto no Brasil, como nos países com alto potencial para desenvolvimento de novas aplicações com nosso portfólio inovador”, disse Daniel Franco.

  Mais notícias