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Dürr apresenta tecnologia de estufa para carros elétricos: EcoInCure

10/07/2018 - 11:07

Elétrica, totalmente em rede e altamente automatizada: a nova marca de automóveis Byton é projetada com solidez para a mobilidade do futuro. A start-up chinesa investe em padrões de tecnologia de ponta para a sua fabricação, e encarregou a Dürr de construir uma linha de pintura completa. As características distintivas são uma redução de 20% no espaço ocupado e uso de tecnologias pioneiras. Um exemplo disso é a estufa EcoInCure, ideal para veículos elétricos.

A partir de outubro de 2019, a nova OEM chinesa Future Mobility Corporation (FMC) produzirá veículos elétricos sob a marca Byton nas instalações em Nanjing. A nova linha de pintura foi projetada inicialmente para 150.000 veículos por ano, o equivalente a 30 unidades por hora. O crescimento já foi levado em conta, pois a capacidade pode ser facilmente dobrada.

A mobilidade elétrica anda de mãos dadas com conceitos modificados de carroceria que usam novos materiais ou combinam os materiais de novas formas. As estufas convencionais atingem seus limites quando aço, alumínio e materiais compósitos são usados juntos. Isso se deve ao fato de que é fundamental que todas as partes da carroceria sejam aquecidas uniformemente, caso contrário são gerados estresses térmicos. Para esse desafio, a Dürr desenvolveu um conceito fundamentalmente novo de secagem com o EcoInCure: as carrocerias são aquecidas de dentro para fora por dois bicos de jato de ar por meio da abertura do para-brisa e dois bicos direcionados para a abertura do compartimento do motor. Isso possibilita uniformidade de aquecimento sem precedentes. Em comparação a estufas convencionais, há também uma melhoria significativa na qualidade do revestimento de acabamento e no desempenho do processo, uma vez que o aquecimento gerado de dentro reduz o risco de defeito de crateras. Além disso, velocidades minimizadas de fluxo ao longo das superfícies recém-pintadas garantem aparência do revestimento de acabamento completamente uniformes.

O escopo de fornecimento da Dürr para a nova linha de pintura da Byton FMC inclui o processo rotacional de imersão RoDip para pré-tratamento e eletrodeposição, já equipado para 60 unidades por hora, bem como toda a parte robótica e a tecnologia de aplicação para os processos de selagem e pintura. O estágio de eletrodeposição usa o sistema energeticamente econômico e à prova de falhas EcoDC MACS. Essa tecnologia usa o controle modular do anodo para criar um perfil de tensão elétrica que se move com a carroceria. Os robôs das cabines de pintura são equipados com a mais recente geração de atomizador EcoBell 3. O sistema de separação a seco semiautomático EcoDryX, que separa o excesso de tinta nas cabines de pintura de primer e revestimento de acabamento, não requer absolutamente nenhuma água nem produtos químicos. Essa tecnologia simples e robusta funciona com base em filtros de papelão. Além disso, a Dürr está projetando um sistema de purificação de ar de exaustão a jusante feito a partir do sistema de concentração adsortivo de VOC Ecopure KPR altamente eficiente, com purificação de ar de exaustão térmica combinada usando o Ecopure RTO.

O escopo de fornecimento do pedido feito no início de 2018 inclui alimentação de material PVC e tinta, ventilação da linha, proteção contra incêndio para os sistemas do processo e uma planta de osmose reversa para reduzir a dureza da água. O ar de exaustão das estufas é purificado através do processo térmico recuperativo Ecopure TAR, que também fornece todo o calor para aquecer a estufa de forma energeticamente eficiente. 

Apesar do equipamento extenso, o projeto da planta será muito compacto, economizando espaço, também graças ao EcoInCure. Isso porque a estufa transporta as carrocerias de forma transversal, reduzindo pela metade o comprimento em comparação aos sistemas convencionais. Além disso, um armazenam central de baias altas economiza o espaço necessário para múltiplas reservas intermediárias e controle de fluxo de material inteligente. No geral, esse Eco + Layout da Dürr reduz o espaço ocupado pela linha de pintura em 20%.

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