Publicidade
Anuncie

Dow financia sete novos projetos de negócios e sustentabilidade para impulsionar o impacto social

15/12/2023 - 10:12

A Dow anunciou suas escolhas de projetos do Fundo de Impacto nos negócios de 2023: são sete projetos que ajudarão a impulsionar o impacto social e a promover a sustentabilidade por meio da colaboração. O fundo anual reúne ONGs, organizações sem fins lucrativos e clientes da Dow para ajudar a resolver problemas globais usando a tecnologia da Dow e a experiência dos funcionários.

“Nosso Fundo de Impacto tem como objetivo ajudar a resolver alguns dos desafios mais urgentes do mundo, ao mesmo tempo que usamos nossos produtos para o bem e desbloqueamos oportunidades inovadoras de negócios com nossos clientes”, disse Bob Plishka, diretor global de parcerias corporativas estratégicas e presidente da Dow Company Foundation. “Os projetos deste ano se concentram em abordar iniciativas de circularidade e transformação de resíduos e, ao mesmo tempo, têm o objetivo de apoiar as populações mais vulneráveis da sociedade”.

Projetos do Fundo de Impacto nos negócios 2023:

·        Argentina: Impulsionando a transição para a rastreabilidade de resíduos e taxas de reciclagem – A Dow e a Delterra estão colaborando para melhorar o impacto e a transparência dos sistemas de gestão e reciclagem de resíduos. Por meio de uma ferramenta inovadora de rastreabilidade de materiais usando tecnologia blockchain, o plástico reciclado, agora, pode ser rastreado desde a coleta de matéria-prima até o seu processamento e transformação em novos produtos e embalagens. O rastreamento do plástico permite que as empresas saibam exatamente de onde seus materiais reciclados estão vindo. A Dow também apoia o programa Rethinking Recycling, da Delterra, em Bahía Blanca, na Argentina, com a intenção de triplicar as taxas de reciclagem até 2025. Esse projeto ajudará a melhorar os comportamentos relacionados à separação de resíduos e à reciclagem e coleta de materiais. Além disso, essa iniciativa aumentará a capacidade do centro de reciclagem, ajudará a encontrar compradores de materiais reciclados e gerará empregos para trabalhadores de cooperativas de reciclagem de resíduos.

·        Brasil: Projeto REUSE (Expansão da reciclagem de geladeiras) - A próxima fase do Projeto REUSE, que se concentra em possibilitar o emprego de uma economia circular para os poliuretanos, será estendida para as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, combinando esforços com um importante parceiro da cadeia de valor. A fase inicial desse projeto se concentrou apenas em um município brasileiro, obtendo, sucesso na reciclagem de colchões e sofás. Já a segunda fase explorou a reciclagem de refrigeradores em várias cidades do país. Agora, o programa se concentrará em uma área maior, fornecendo serviços de reciclagem para mais consumidores e ajudando a indústria a alcançar a meta de Responsabilidade Estendida do Produtor Brasileiro de 2024, que é recolher e reciclar 12% da produção total. O projeto continuará a reduzir resíduos descartados indevidamente, lidando melhor com os gases refrigeradores e ajudando a aumentar a quantidade de poliuretano recuperado de equipamentos.

·        México: Projeto Eztli  Eztli (uma palavra indígena relacionada a sangue, vida e vitalidade) é um projeto de valor compartilhado que foca no avanço da inclusão, promovendo a conscientização sobre as necessidades de higiene menstrual, conectando a inovação da Dow em termos de produção de coletores menstruais a campanhas educacionais e iniciativas educativas de saúde. Em parceria com organizações com fins lucrativos como a MEXFAM e a United Way Mexico, o projeto doará 80.000 coletores menstruais para pessoas necessitadas na Cidade do México, no Estado do México, e na cidade de Querétaro. Esse projeto também cria uma oportunidade estratégica de negócios para o mercado doméstico mexicano de borracha.

·        África do Sul: Soap for Hope - Por meio de uma parceria com a Diversey - uma empresa da Solenis (líder em soluções de limpeza e higiene para mercados industriais e institucionais) e o Pebbles Project (uma ONG local com décadas de experiência em educação e serviços na área da saúde), esse projeto tem como objetivo dar uma nova destinação aos resíduos de sabonetes em barra de redes hoteleiras multinacionais em prol de comunidades carentes na África do Sul. O Soap For Hope engajará, treinará e orientará jovens adultos e mulheres em situação de desemprego para criar uma rede de coleta e uma planta de reciclagem mecânica para a reutilização de sabonetes usados de hotéis locais, bem como uma rede de vendas e distribuição dos produtos transformados para reduzir o desperdício, promover o saneamento sustentável e criar um impacto positivo nas comunidades locais.

·        Tailândia: unidade de pirólise em pequena escala - A Dow fará uma parceria com o Instituto de Plásticos da Tailândia para apoiar uma pequena empresa que desenvolveu tecnologia de pirólise baseada em indução de calor, a baixas temperaturas, para converter embalagens plásticas flexíveis de baixo custo e usadas em óleo de pirólise, transformando-as em matéria-prima circular para o cracker afiliado à Dow em Map Ta Phut, na Tailândia. Reintroduzir o filme plástico flexível pós-consumo na cadeia de valor é uma oportunidade para aumentar a circularidade no sistema de gestão de resíduos comunitários da Tailândia.

·        Ucrânia: sacos de grãos recicláveis - Este projeto visa apoiar fazendas de pequeno e médio portes e a indústria local, implementando uma tecnologia sacis recicláveis para o armazenamento de grãos. Com essa tecnologia, os agricultores impactados pela destruição de equipamentos agrícolas têm a oportunidade de armazenar sua colheita de forma fácil e acessível e preservá-la até o ponto de uso ou exportação, o que ajuda a evitar o desperdício de alimentos. A Dow está trabalhando com a ONG Ukrainian Agrarian Council e parceiros de negócios locais para integrar simultaneamente um conceito de reciclagem para os sacos para ajudar a fechar o ciclo produtivo e reduzir o desperdício de plástico.

·        Estados Unidos: Taking Care of our Home - Este projeto avalia o cenário atual de reciclagem e identifica estratégias para melhorar as taxas de reciclagem nas principais comunidades da Costa do Golfo dos EUA, onde a Dow opera. Ao nos unirmos com nossa ONG parceira The Recycling Partnership, nosso objetivo é aumentar as taxas de reciclagem residencial e comercial nessas comunidades, que contêm a maior parte da pegada de industrialização da Dow na América do Norte.

Desde seu lançamento em 2016, o Fundo de Impacto já apoiou 58 projetos em 22 países, totalizando quase US$ 12 milhões em investimentos. Até o momento, os projetos do fundo alcançaram os seguintes resultados:

·        Mais de 2.000 empregos criados

·        Mais de 13.400 toneladas de materiais reciclados

·        Mais de 9.500 toneladas de plástico deixaram de ser destinados a um aterro sanitário ou ao meio ambiente

·        Cerca de 46.000 acres (19.000 hectares) de terra protegidos

Os funcionários da Dow em todo o mundo indicam projetos em potencial, e um comitê diversificado representando as lideranças funcional e comercial em toda a empresa seleciona os vencedores. Os projetos devem atender aos seguintes critérios:

·        Capacidade de abordar questões sociais críticas sensíveis ou promover iniciativas de sustentabilidade.

·        Dispor de escalabilidade em seu desenho e impacto.

·        Envolver clientes e parceiros da cadeia de valor da Dow.

·        Criar novas oportunidades de negócios para a Dow.

  Mais notícias