Publicidade
Anuncie

Segundo ciclo de avaliação do Programa Setorial de Sustentabilidade mostra avanços do setor

20/12/2023 - 10:12

Iniciativa promove a melhoria contínua e fomenta a adoção das melhores práticas pelos fabricantes

O Programa Setorial de Sustentabilidade Abrafati (PSS) realizou entre outubro e o início de novembro o seu segundo ciclo de avaliação, com a participação de 31 fabricantes de tintas.

O setor atingiu o nível Intermediário, como já havia ocorrido no ano anterior, mas houve crescimento - de 48% para 52% - no percentual de atendimento das melhores práticas nos 44 indicadores considerados na avaliação. A melhoria de um ano para o outro se deu especialmente nos quatro subtemas que foram trabalhados setorialmente em 2023, com a realização de workshops específicos: Governança Corporativa; Diversidade e Inclusão; Qualidade do Ar e Emissões; e Cadeia de Fornecimento Sustentável.

O resultado deste ano confirma que, em alguns aspectos, a indústria de tintas já está em um estágio bastante evoluído. O desempenho foi muito bom, por exemplo, em Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalhador; Relações Trabalhistas; e Desenvolvimento, Educação e Fortalecimento da Ciência. Porém, ainda existe bastante espaço para melhorar em outros temas, até porque o nível de exigência é alto, justamente para estimular o aperfeiçoamento. Um dos temas a ser trabalhado, como apontou a avaliação, é o Relacionamento com Revendedores e Profissionais de Pintura.

Essa avaliação anual fornece um retrato da situação do setor, o que possibilita o planejamento e o desenvolvimento de ações de maneira conjunta e individual: a Abrafati elabora planos de ação anuais para avançar em pontos específicos da agenda de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, cada fabricante pode identificar ações prioritárias e valorizar práticas já adotadas - tornando o PSS uma importante ferramenta de melhoria contínua e gestão interna das empresas.

Para estimular e medir esse processo de evolução, já foi estabelecida a meta de alcançar, setorialmente, o nível Avançado até 2030.

  Mais notícias