Publicidade
Anuncie

Abrafati revisa números da produção de tintas industriais, tornando-os mais precisos

26/01/2024 - 15:01

Volume informado anteriormente estava subdimensionado, o que já vinha sendo apontado por importantes players do mercado

Depois de dar um salto de qualidade na produção das estatísticas das tintas imobiliárias, com a contratação, em 2022, da FIA/USP para cuidar do seu sistema, a Abrafati estabeleceu como meta aprimorar os números referentes à linha de tintas industriais. Já havia indicações de que o volume que a associação divulgava estava abaixo do real, a partir de sondagens feitas com fabricantes de tintas e fornecedores de matérias-primas. Além de aumentar a confiabilidade dos dados, buscava-se ampliar a informação disponível, com a subdivisão do volume total dessa linha em diferentes subcategorias.

Com o apoio da consultoria Rácz & Yamaga, chegou-se a um número mais preciso para as tintas industriais: 347 milhões de litros produzidos em 2022, o que representa um aumento de mais de 80% em relação ao dado utilizado anteriormente (185 milhões de litros). O mesmo trabalho de revisão permitiu identificar os volumes correspondentes a oito subsegmentos: Indústria Geral, Manutenção e Marítima, Tinta em Pó, Madeira, Embalagens Metálicas, Veículos Especiais, Autopeças e Plásticos.

O crescimento da produção das tintas industriais em 2023 ficou por volta de 2,5% (número preliminar), o que elevou a produção total no ano passado para algo próximo a 355 milhões de litros. Isso significa que essa linha representa 19% da produção total de tintas no Brasil (contra cerca de 75% das tintas imobiliárias).

O processo de aprimoramento dos dados estatísticos prossegue em 2024, com novas ações, com ênfase no segmento de tintas de repintura automotiva, para oferecer informações cada vez mais abrangentes, robustas e confiáveis aos associados e ao mercado.

  Mais notícias