Publicidade
Anuncie

Covestro fecha parceria com Ambipar para rota com veículo movido a GNC, reduzindo emissões de CO2 no transporte

26/01/2024 - 15:01

Projeto visa incentivar mudança de mindset na indústria, a partir de iniciativa desenvolvida pela Ambipar

A Covestro, uma das principais fabricantes mundiais de polímeros de alta tecnologia, firmou parceria com a Ambipar, multinacional brasileira de gestão ambiental, para a implementação de uma rota com veículo movido a gás natural comprimido (GNC), um transporte menos agressivo ao meio ambiente do que o transporte com equipamentos movidos a diesel. A iniciativa faz parte do projeto Corredor Sustentável, desenvolvido pela Ambipar com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 em toda a frota logística da empresa.

A parceria entre as empresas é resultado de um trabalho iniciado pela área de Compras Logísticas da Covestro, baseada em metas globais e locais, que contribuem para a redução das emissões de ambas as empresas e viabilizam uma operação mais sustentável para os negócios. O projeto Corredor Sustentável Covestro tem como objetivo reduzir de 15% a 20% as emissões de CO2 da frota logística na rota de coleta com a Woodbridge, parceira comercial da companhia. 

A Covestro tem objetivos muito claros com relação à neutralidade climática: zerar as emissões externas de fontes de energia e as emissões próprias até 2035.  Para o futuro, a Covestro planeja ter 100% de fontes de energia renováveis e um portfólio com 100% de matérias-primas alternativas. Além disso, o plano também prevê a redução de emissões indiretas de CO2 nos processos na cadeia de valor.

Para isso atingir tais metas conta com parcerias como esta, com a Ambipar e a Woodbridge, empresas comprometidas com uma mudança genuína para a construção de uma indústria circular.

“Para nós, a circularidade é vista de forma holística. Enquanto trabalhamos na redução de emissões em nossa produção e em um portfólio com materiais de fontes alternativas, buscamos parceiros que enxergam o valor dessa importante mudança de mindset”, afirma André Borba, gerente de marketing e vendas do segmento de Performance Materiais da Covestro Latam. “A implementação do primeiro Corredor Sustentável da Covestro em parceria com a Ambipar, idealizadora do projeto, e a Woodbridge, nos mostra que estamos no caminho certo e que podemos inspirar movimentos parecidos na indústria”

Segundo Hélio Matias, vice-presidente de desenvolvimento estratégico da Ambipar, o projeto Corredor Sustentável será essencial para contribuir com o meio ambiente e ajudar os clientes com operações logísticas mais sustentáveis. “A Covestro e a Ambipar buscam implementar uma rota com veículos a gás para contribuir com o meio ambiente e reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. A iniciativa também é uma forma de combater as mudanças climáticas e faz parte da Agenda 2030.”

A Woodbridge pretende atingir a neutralidade em suas emissões até 2040 e reconhece a importância de sua contribuição para as metas da neutralidade de carbono alinhada com a capacidade de ser uma ponte entre seus parceiros, fornecedores e clientes. Para o futuro, a Woodbridge trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, seu plano também prevê a redução de emissões indiretas de CO2 na sua cadeia de valor, ou seja, na logística, viagens e outras formas e busca projetos e parcerias para viabilizar suas metas.

Para Queila Alves de Moraes Alencar, gerente Corporativa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da América do Sul da Woodbridge, a parceria com a Covestro para implementar o Corredor Sustentável desenvolvido pela Ambipar é uma excelente oportunidade de demonstrar como lidar com o desafio do aquecimento global. “Ao mesmo tempo que estamos focados em desenvolver soluções para nossos produtos, matérias-primas e processos mais sustentáveis, a possibilidade de atrair e trabalhar com empresas que compartilham os mesmos ideais é motivadora e pode facilitar a todos nós a lidar com a meta de redução de CO2 globalmente”, afirma Queila.

Além de contribuir com o meio ambiente, o projeto Corredor Sustentável também busca a diversidade dentro da cadeia logística da Ambipar, promovendo a inserção de motoristas mulheres na frota.

  Mais notícias