Publicidade
Anuncie

Indústria de Materiais de Construção inicia 2024 com perspectivas positivas e muitos desafios

05/02/2024 - 10:02

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com as lideranças das empresas associadas. O estudo aponta percepções positivas neste começo de ano, a partir da análise das vendas em janeiro. A publicação também destaca estabilidade nas pretensões de investimento nos próximos 12 meses, leve aumento da capacidade instalada e quais fatores poderão impulsionar o ecossistema da construção em 2024.

O termômetro da ABRAMAT aponta que para 47% das empresas associadas o faturamento no mês de janeiro foi considerado “Bom”. Para 43% o período foi “Regular”, enquanto os demais 10% consideraram o primeiro mês do ano “ruim” ou “muito ruim”.

As projeções para o mês de fevereiro indicam desempenho favorável: 61% esperam um mês “muito bom” ou “bom”, enquanto 29% projetam um mês “regular” e apenas 10% consideram “muito ruim” ou “ruim”.  

Sobre as pretensões de investimento no médio prazo (próximos 12 meses), a pesquisa de janeiro apontou que 62% das indústrias associadas pretendem investir no período. O número é 15 p.p. menor do que apontado em janeiro de 2023.

O nível de utilização da capacidade instalada está em 76% na média das empresas, o que mostra aumento de acordo com o mesmo período do ano passado, quando atingiu 71%.

O Termômetro destaca alguns fatores que devem impulsionar o setor em 2024, segundo os associados: expectativa de recuperação do varejo, redução gradual da taxa básica de juros, novos lançamentos imobiliários, contratações do Minha Casa Minha Vida, retomada de obras paradas e do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além do recém-lançado programa Nova Indústria Brasil.

“O otimismo do setor está atrelado à diversos fatores externos e também ao avanço nas discussões sobre a reforma tributária. A capacidade instalada apresentou novo aumento em relação ao mesmo período do ano passado. A indústria de materiais está otimista para este início de ano, com 61% dos associados esperando um fevereiro bom ou muito bom. Seguimos trabalhando junto ao poder público e demais stakeholders para alavancar o ecossistema da construção, que é um importante pilar para o país gerar renda, emprego e atrair investimentos”, revela Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

  Mais notícias