Notícias
Confira as Palestras do Latincoat & Adhesives 2010 - Parte 5
Continua a divulgação da série de palestras que serão apresentadas no Latincoat & Adhesives 2010.
Ao longo do mês de agosto serão divulgados os resumos de todas as palestras tanto do segmento de tintas quanto de adesivos.
O primeiro dia do evento, 26 de outubro de 2010, também terá como palestras: na área de tintas a Lord Industrial - “Substituição de capas de alumínio em mangueiras de direção hidráulica por coatings refletivos de calor por radiação”; e a Arkema Química “Higher-Solids, Higher Quality Acrylic Coatings Resins Produced with Organic Peroxide Initiators”.
Confira abaixo o resumo original aprovado pelo Conselho de Tecnologia do Congresso Latincoat & Adhesives 2010:
TINTAS
Lord Industrial - “Substituição de capas de alumínio em mangueiras de direção hidráulica por coatings refletivos de calor por radiação”
Autor principal: Rodrigo Cesar Berardine, executivo de contas da Lord Industrial
A indústria automobilística mundial passou em 2009 por uma das piores crises financeiras da história. Esta crise consolidou ainda mais a necessidade de tornar as empresas mais lucrativas. No cenário econômico mundial globalizado, onde o acesso a informação por parte dos clientes é cada vez mais fácil, a concorrência pelos mercados regionais torna-se cada vez mais acirrada, fazendo com que manobras de preço fiquem mais complexas. Neste cenário, tendo em vista a questão da lucratividade, fica evidente a necessidade de projetos robustos de redução de custo, aliados com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Quando se fala em mangueiras automotivas de uma maneira geral, é amplamente observada a utilização de tubos corrugados de alumínio nas regiões próximas às partes mais quentes do veículo. A função principal destes tubos é a de, através da reflexão do calor, fazer com que a mangueira trabalhe numa temperatura menor e assim aumentar sua vida útil e performance.
O objetivo deste trabalho, realizado pela Lord Industrial em conjunto com a Paranoá Indústria de Borrachas, é a eliminação destes protetores corrugados de alumínio através da utilização de revestimentos refletivos de calor nestas mangueiras. O revestimento é um coating à base de borracha nitrílica hidrogenada (HNBR) aditivado com flocos de alumínio. Quando aplicado por imersão e curado sobre a superfície do artefato de borracha, provê uma coloração prata, que reflete o calor recebido por radiação.
Para validação da aderência do revestimento sobre mangueiras de direção hidráulica, foram realizados ensaios de impulse test, não tendo sido observado descolamento do coating sobre a capa de Polietileno Clorossulfonado - CSM durante o trabalho dinâmico. Para efeitos comparativos, foram realizados ainda ensaios de refletividade térmica com referência à norma SAE J2302. Foram obtidos resultados similares de refletividade de calor. A tecnologia proposta, portanto, torna o artefato de borracha capaz de refletir calor por radiação, dispensando o uso de capas protetoras e consequentemente reduzindo seu custo unitário.
Arkema Química “Higher-Solids, Higher Quality Acrylic Coatings Resins Produced with Organic Peroxide Initiators”
Autores: Aldo Carneiro (Business Development Manager - Palestrante), Sophie Caminade, Pater A. Callais, e Michael G. Moskal
O iniciador possui um papel fundamental na síntese via radicais livres de acrílicos com alta taxa de sólidos para resinas de revestimento. Ambas, a natureza química do iniciador e as condições de polimerização possuem uma grande influência na eficiência de polimerização e nas propriedades finais da resina. A escolha adequada do iniciador resulta em resinas de revestimento acrílico com altos teores de sólidos (HSC- high solids contents), com baixo peso molecular, estreita polidispersidade, baixa viscosidade e voláteis reduzidos.
Neste artigo será mostrado as diretrizes para melhorar as propriedades da resina através de um melhor entendimento da relação entre reatividade e estrutura química dos peróxidos orgânicos assim como o uso do design estatístico de experimentos. Estes critérios foram usados para determinar as condições ótimas de polimerização e produzir resinas acrílicas de alta qualidade.
O uso de peróxidos t-amyl e combinações permitem obter resinas acrílicas de qualidade superior quando comparado a peróxidos orgânicos convencionais e iniciadores azonitrilicos.
Os tópicos abordados serão:
- Influência do tipo de iniciador no peso molecular
- Seleção de peróxidos orgânicos
- Propriedades de resinas HSC
- Combinação de iniciadores
- Testes de intempéries
Latincoat & Adhesives 2010
Data: de 26 a 28 de outubro de 2010
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Espaço APAS - Rua Pio XI, n° 1200 - Alto da Lapa - São Paulo
Informações: Agnelo Editora (11) 3832-7979 / www.latincoat.com.br




