Tintas Coral é patrocinadora da Casa Cor

06/06/2018 - 16:06

Arquiteto Maicon Antoniolli projeta espaço com cores nada convencionais

O uso da cor foi o conceito base para o desenvolvimento do ambiente "Loft Caleidoscoop", realizado pelo o arquiteto Maicon Antoniolli, para o espaço da Tintas Coral, na 32ª edição da CasaCor São Paulo, que acontece entre os dias 22 de maio e 29 de julho.

O projeto lança um olhar curioso sobre o uso da cor nas seguintes vertentes: composição, distorção e fragmentação. Inspirado nas três faces do caleidoscópio, o interior do loft se mostra como um ousado exercício estético onde não há qualquer superfície branca. A sala de estar, por exemplo, conta com um formato de um bloco colorido no tom "Escrita Antiga", da marca Coral. Contrastando com os tons de rosa e vermelho dos mobiliários, essa imensidão azul marinho conecta o living aos dois espaços laterais subsequentes. Na cozinha e no coworking, Antoniolli deu continuidade ao processo de combinação de cores. Em ambos os cômodos, ele brincou com as dinâmicas espaciais e as noções de altura, largura e profundidade, com uso de tintas coloridas, que ajudam a concretizar esses ambientes. Especificamente no coworking, a experiência visual se une ao ambiente versátil. Esse espaço se divide em microambientes que permitem diferentes tipos de reuniões rápidas devido ao mobiliário. Mesas da Maxdesign se encaixam com os bancos, cadeiras e poltronas da F.Way, criando um ambiente corporativo com o aconchego de casa. Para isso, buscou referências nas obras do colorista alemão naturalizado americano Josef Albers (1888 - 1976), que relaciona as cores à sensação de profundidade. E, para subverter a ordem das linhas, o arquiteto inspirou-se no trabalho de Hércules Basotti (1914 - 2010), conhecido pelas perspectivas distorcidas. O profissional escolheu tons complementares ou análogos para a decoração, se abriu para uma gama de composições nada convencionais, mas ainda assim surpreendentes. Na suíte há um terceiro momento do projeto, onde é dado um tratamento diferente para cada superfície e os materiais e a tinta colorida fragmentam a noção de espaço. A composição visual é protagonizada por lâminas que não se tocam, por onde a luz flui e acentua a ideia de que estamos inseridos em um grande caleidoscópio. As cores usadas nas paredes ajudaram a ressaltar a decoração.

"Este é o terceiro ano consecutivo que a Coral é a tinta oficial da Casa Cor em São Paulo. É um momento muito especial para a marca, já que estamos com um espaço exclusivo da Coral, em que podemos também apresentar de uma maneira inusitada o uso da cor em diferentes ambientes. O uso de tintas coloridas no projeto dá um tom sofisticado e criativo à decoração. Cor é arquitetura, design e decoração. Ela é a protagonista do ambiente", comenta Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da Coral.

  Mais notícias

Koretech Agnelo Editora Anuncie aqui