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EDITORIAL
Os resultados divulgados em abril pelo IBGE para o desempenho do comércio varejista brasileiro
em fevereiro do corrente ano revelam que o setor voltou a um padrão de crescimento próximo ao
que se apresentava antes que ocorresse o agravamento da crise internacional no trimestre fnal de
2008. De fato, em fevereiro deste ano com relação ao mesmo mês de 2009, o aumento do volume
de vendas foi de 12,3%, sendo de 13,6% o crescimento real no conceito de comércio varejista
ampliado, que inclui o segmento de material de construção, entre outros.
O desempenho do setor no acumulado dos dois primeiros meses do ano já delineia o cenário que
deve prevalecer para o ano de 2010. O varejo brasileiro deverá ter um forte crescimento, podendo
superar a marca de 10% de evolução real. No acumulado de janeiro-fevereiro do corrente ano com
relação ao mesmo período de 2009, o crescimento foi 11,3% no conceito mais restrito e de 11,9%
no conceito mais amplo.
Alguns segmentos podem ser destacados em termos de sua performance. Ao segmento de material
de construção cabe uma referência, já que nesse caso somente a partir dos meses fnais de 2009
tem início a recuperação de suas vendas. Nos últimos três meses, as variações foram crescentes,
7,3%, 9,5% e 15,1%, respectivamente, para os meses de dezembro de 2009 e janeiro e fevereiro
de 2010, sempre na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No primeiro bimestre a
variação acumulada já chega a 12,2%, o que sugere que a fase de adversidade nesse segmento
de fato parece ter fcado para trás. O resultado também indica que as famílias brasileiras, mais
confantes e com maior poder de compra, voltaram a adquirir materiais para construção e/ou
reforma de suas residências, um componente a mais que deve alimentar uma forte evolução da
construção civil no País em 2010.
A Feicon, realizada no início de abril, já demonstrou a força do setor em 2010, mostrando produtos
e tendências para o setor de construção civil. Para agitar ainda mais o segmento específco de
tintas, no segundo semestre haverá a Feitintas, que virá com toda a força do setor no pós-crise.
Os números são favoráveis e as perspectivas são boas. Esperamos o sucesso de toda a cadeia
produtiva.
Boa leitura!
Marcos Mila
Varejo aponta crescimento constante
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Revista SHOW DO PINTOR & PINTURA - Ano 13, N.º 104 - Mar/Abr 2010
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