Page 32 - 104

This is a SEO version of 104. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
32
PROJETO SOCIAL
Pelourinho recebe projeto da Coral
“Tudo de Cor paraVocê” chega a Salvador e vai colorir 8,5 mil metros
quadrados de fachadas; Carlinhos Brown é o padrinho da ação na Bahia.
Após São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, no dia 28 de janeiro, o projeto
“Tudo de Cor paraVocê” chega a Salvador para colorir um cartão pos-
tal da Bahia. O projeto da Coral, marca do grupoAkzoNobel, vai agora
renovar as cores do Pelourinho.A edição baiana, batizada de “Tudo de
Cor para Salvador”, vai pintar e revitalizar as fachadas de 56 casas e
casarões distribuídos em 8,5 mil metros quadrados do Pelourinho.
Para a transformação, serão usados no total 3 mil litros de tinta. Trata-
se da maior ação do projeto até o momento, que leva cor à vida das
pessoas por meio da pintura e revitalização de locais relevantes às
comunidades. Em 2009, a Coral coloriu trecho da Rua Conselheiro Car-
rão, localizada no tradicional bairro paulistano do Bixiga; a Fundição
Progresso, cartão postal da Lapa, no Rio de Janeiro; e a Igreja Nossa
Senhora da Conceição, em Santarém (PA). O próximo passo será reno-
var as cores do Centro Histórico de Olinda.
“Desde a idealização do ‘Tudo de Cor para Você’, no ano passado, a
transformação do Pelourinho sempre esteve em nossos planos. Es-
tamos orgulhosos por contribuir com a preservação de um local de
tamanha importância arquitetônica, cultural e histórica para o País”,
afrma Jaap Kuiper, presidente da AkzoNobel para América Latina.
Serão revitalizados o Largo do Pelourinho, Ladeira do Carmo, Rua do
Passo, Rua Taboão e Rua Santo Agostinho. Dentre os imóveis contem-
plados estão o Museu da Cidade, o Colégio Estadual Azevedo Fernan-
des, uma unidade do Senac, além de casas residenciais e comerciais,
como albergues, lanchonetes e lojas de artesanatos, típicas do local.
Além da pintura, a iniciativa também promove a limpeza e preparação
das fachadas.
Com o objetivo de preservar a memória e a beleza do Pelourinho, as
novas tonalidades, escolhidas em conjunto com o Instituto do Patrimô-
nio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), obedecem às cores originais
das construções. Dentre os tons escolhidos no leque da Coral estão
os verdes “Essência de Jade” e “Hera”, os amarelos “Conhaque” e
“Estrela Diurna”, o rosa “Beijo Solar”, o vermelho “Dia Feliz” e o “Azul
Índigo”.
Para dar conta de tamanha operação, a Coral conta com o trabalho
de 30 pintores profssionais, além de mais 20 pessoas da comunidade.
Ao todo, são 12 horas de aulas teóricas e 164 horas de prática, sempre
com orientação da equipe técnica da Coral. Os selecionados da comu-
nidade que estão atuando como ajudantes na obra serão remunerados
pelo trabalho. “Além de receberem informações sobre técnicas de pin-
tura, essas pessoas têm interesse na conservação do local, já que estão
diretamente ligadas ao Pelourinho”, afrma MarceloAbreu, gerente de
relacionamento daAkzoNobel.
A transformação do “Pelô”, iniciada na última semana de dezembro,
tem data certa para terminar. No dia 28 de janeiro a entrega da revita-
lização será marcada por uma grande comemoração. Carlinhos Brown,
padrinho do “Tudo de Cor para Salvador”, comandará a festa no Largo
do Pelourinho, em frente ao Museu da Cidade.
“Por mais que a pintura artística seja algo recente na minha vida, foi
a pintura convencional, através das mãos do meu pai, Renato, que me
conduziu a pintar nos dias de hoje. Na minha convivência, tenho várias
lembranças de pintores de paredes, casas, apartamentos e fachadas com
os quais participei de várias ‘pintanças’. É uma das profssões mais fes-
tivas que conheci. Eles chegam para dar acabamento aos sonhos dos
outros, através das tintas e cores. E quando terminam seu trabalho, suas
roupas estão marcadas por estas alegrias. Por isso, estou muito feliz pela
Coral estar levando as cores para o Brasil por meio do ‘Tudo de Cor para
Você’. Ser padrinho desse projeto na Bahia é uma honra e ver o Candeal
e o Pelô cobertos de cores novas cobre a mim de alegria”, comentou
Carlinhos Brown.
O projeto não para e vai continuar colorindo todo o Brasil.A Coral tem o
desafo de transformar o Rio de Janeiro na cidade mais colorida do mun-
do, preparando-a para receber as Olimpíadas de 2016.“O Rio de Janeiro
sempre foi reconhecido por sua grande beleza natural e pela magia do
Carnaval.Nossamissão é levar cor para a vida das pessoas, transforman-
do suas comunidades em locais mais alegres e vibrantes. Esta é a nossa
crença, e vamos continuar colocando-a em prática no futuro”, diz Jaap
Kuiper, presidente daAkzoNobel paraAmérica Latina.