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Montana presta homenagem a colaborador
João Bispo, vendedor da loja de tintas Dois Poderes e que atua no merca-
do de tintas há 48 anos, vai se aposentar.
Desdeque chegouaSãoPaulovindode Itaberaba,naBahia, JoãoBispo trazia
na bagagem o sonho de vencer na cidade grande. No dia 12 de março de
1962 começoua trabalhar na lojade tintasCirota,hojeCCBTintas,naTeodoro
Sampaio. O vendedor sempre trabalhou em lojas nos bairros de Pinheiros e
Butantã.Quando falaemsua família,que sempreoapoiou,não se refereape-
nas aos parentes, mas a todos os colegas de trabalho por quem tem sincera
amizade. “Curto demais as conquistas de cada amigo, já a dos inimigos não
posso dizer omesmo, pois não os tenho”, comenta bem-humorado.
Para João,oBrasil é umpaís rico emoportunidades.Emseu ramo,o vendedor
destacaqueoque faz adiferençaé servir bemo cliente, resolver seuproblema
apresentandoamelhor soluçãopara cada caso.“Para isso,precisamos ter cre-
dibilidade e issoeu conquisto sendoumchato.Quandodetectoumproblema,
verifcoprimeiro seo consumidor temrazão.Se tiver,eleganhaumaliado.Vou
atrás da indústria,do fabricante,para resolver.”Neste ponto, Joãodestaca sua
relação de quase meio
século com a Montana,
ressaltando que o pesso-
al é sério, os “meninos”
ouvem e compram a
briga da qualidade com
muito conhecimento e
garra. Também agradece
a cada fabricante, cliente
e parceiro por ter tido a
sorte de encontrar uma
família como aMontana.“Mas agora chegou a hora de curtir minha esposa,
passear com meus cachorros e dividir a garagem de casa com doces e brin-
quedos para as crianças”, fnaliza.
Indústria de tintas projeta bom desempenho
Segundo projeções do Sitivesp, após período de retração, expectativas do mercado de tintas decorativas,
industriais e automotivas são de retomada e crescimento.
A forte crise financeiraque teve inícionoúltimo trimestre de 2008 influenciouo
anode2009,que ficoumarcadocomoumperíodode leve retraçãonomercado
brasileirodetintasevernizes,apóssucessivosanosdecrescimento.Ofechamen-
todoano registrou reduçãode1,5%noconsumoemrelaçãoa2008,atingindo
398,2milhões de galões,que totalizammais de 1,43bilhões de litros.
Os segmentosquemais sentiramos impactosdacrise foramosqueatendemàs
chamadas linhas industriais, que apresentaram redução demais de 6%no seu
total.As tintas para a indústria automotiva (OEM) encerraram2009 comqueda
superior a4%,enquantoas tintasparaa indústriaemgeral apresentaramrecuo
demais de6,5%,eas tintas para impressão,uma reduçãodequase8%.Oseg-
mento de repintura automotiva e complementos, por sua vez, registrou queda
de poucomais de 4%.
A exceção foi o segmento da construção civil, que, como um todo, obteve boa
performancenoPaís durante2009,mesmo coma crise.As tintas paraeste setor
apresentaramumpequeno crescimento,da ordemde 0,7%.
Balançacomercial
O volume de negócios do setor de tintas brasileiro com o exterior também re-
cuou no último ano. Neste caso, além das influências da crise internacional, a
valorização do real mediante o dólar afetou as exportações de tintas e vernizes,
que totalizaramUS$134,841milhões em2009.Oresultado,cercade20%infe-
rior ao obtido em2008 (US$ 167,360milhões),marcou a quebra na sequência
de crescimento observada nos últimos anos. Entre 2004 e 2008, as exportações
de tintas e vernizes cresceramcerca de 80%.
No campo das importações o desempenho não foi diferente. Segundo os valo-
res apurados, em 2009 elas representaram US$ 212,244 milhões, contra US$
230,295milhões em2008,oque representa queda de 7,8%.
Com retração tanto no mercado interno como no externo, o nível de emprego
no setor de tintas e vernizes apresentou recuo de 3,42% no último ano. Com
isso, retornou ao patamar de 2007, praticamente zerando o crescimento de
3,5% obtido em 2008. De um modo geral, todos os segmentos de aplicação
de tintas pesquisados tiveram reduções de empregos: imobiliário, automotivo,
industrial,gráfico e serigráfico,packing,artístico,etc.
Perspectivade retomada
Apesar do desempenho negativo, a expectativa da cadeia produtiva de tintas é
que2010 fiquemarcadocomooanoda retomada.Deacordocomasprojeções
do Sitivesp, as vendas de tintas e vernizes deverão crescer em torno de 4%em
comparação ao ano anterior, desempenho que tende a afetar também o nível
de emprego,que deverá voltar a subir.
“A expectativa é que tenhamos um ano bemmelhor. Fatores que podem aju-
dar a alavancar a economia são a implementação das obras ligadas ao PAC
(Plano deAceleração do Crescimento) e o Programa Minha Casa, MinhaVida.
Sem contar que em 2010 teremos eleições majoritárias, que normalmente im-
pulsionamos investimentos emobras em todo o País”, comentaAirton Sicolin,
assessor do Sitivesp.