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sistemas tintométricos
Tons ao alcance
Consumidor está mais atento ao valor da cor e encorpa participação dos sistemas
tintométricos em busca da formulação ideal
Fábio Sabbag
Mais bem evoluídos em países tambémmais desenvoltos do que o Brasil,
os sistemas tintométricos, mesmo presentes em vários pontos de venda
brasileiros, ainda enfrentam alguns paradigmas. Para derrubá-los é pre-
ciso consolidar - ou ampliar - parcerias entre fabricante e revendedores.
Alan Souza, diretor de marketing da Tintas Iquine, observa que a parti-
cipação desses sistemas nos Estados Unidos, por exemplo, corresponde
a 80% do total de tintas vendidas. “No Brasil gravitamos em torno de
15%. Há muito espaço para crescimento no mercado nacional. Existe um
esforço conjunto dos fabricantes e dos revendedores para que esse qua-
dro seja alterado. Cada vez mais, capacitamos, por meio de treinamentos
contínuos, vendedores das lojas para que os diferenciais competitivos
do sistema sejam apresentados de maneira correta ao consumidor fnal,
que está cada vez mais exigente e antenado com as tendências de cores.
Hoje o consumidor vem perdendo o pudor na escolha dos tons; as cores
se fortalecem junto ao consumidor, como refexo de atitude, expressão
e comportamento. A Tintas Iquine vem, há algum tempo, fortalecendo o
crescimento do seu sistema tintométrico no mercado, estando nos prin-
cipais pontos de venda das Regiões Norte e Nordeste. Com a expansão
para o Sudeste, já começamos a ter esse mesmo direcionamento e esta
é uma região que apresenta uma forte tendência na aquisição da tinta
de máquina. As perspectivas da Tintas Iquine para tinta de máquina é de
otimismo.Vivenciamos tempos de quebra de paradigmas, de mais consu-
midor consciente e aberto a novas experiências”, acrescenta Souza.
Ana Cristina Gomes, especialista em sistema tintométrico da Futura Tin-
tas, argumenta que, gradativamente, o sistema tintométrico ganha impor-
tância dentro do ponto de venda e consequentemente conquista maior
importância na vida das pessoas. “Infelizmente não há uma pesquisa of-
cial que estabeleça o real market share deste segmento. De acordo com
fornecedores estima-se que o consumo gire em torno de 15% a 20%.
Para obter crescimento contínuo e permanente é de vital importância
desenvolver estratégias que incentivem o uso do sistema tintométrico. A
Futura Tintas se posiciona bem dentro desse conceito”, acrescentaAna.
Valter Bispo, gerente de produtos das Tintas Eucatex, observa que ques-
tões culturais podem incentivar o uso de determinados serviços: “A cultu-
ra do sistema tintométrico vem apresentando evolução no mercado bra-
sileiro, porém a pequenos passos, comparando-se com outros países. A
evolução,mesmo pequena no Brasil, iniciou-se pelo Sul, já que os Estados
dessa região, provavelmente infuenciados pela colonização alemã - a Eu-
ropa é fel consumidora de cores - têem predileção por pinturas coloridas
e vibrantes, diferente das outras regiões onde a maior parte da venda de
tinta ainda é da cor branca ou gelo.A Eucatex faz parte do contexto, pois
foi uma das pioneiras no lançamento de sistema tintométrico.”
Parece paradoxal, mas o espaço para crescimento dos sistemas tintomé-
tricos não signifca que o projeto esteja desestabilizado. “Os sistemas
tintométricos, sem dúvida, são uma realidade consolidada no mercado
brasileiro. Podemos enumerar diversas vantagens para as indústrias de
tintas, para os varejistas e para o consumidor fnal, com destaque para a
grande oferta de cores nos leques e a diminuição dos estoques de cores
prontas dos lojistas.A Killing, neste contexto, valoriza muito esta questão,
priorizando o sistema tintométrico como um ampliador de oportunida-
des. Nosso diferencial está na questão da oferta de produtos que podem
ser feitos nos equipamentos tintométricos. Assim, oferecemos produtos
premium, standard e econômico no sistema Colorline”, diz José Paulo
Sanches, gerente comercial da Killing.
Cleber Alencar, coordenador de Sistema Self Color da Suvinil, relembra
que o sistema tintométrico foi uma das maiores inovações do mercado
de tintas nos últimos anos. “Com o surgimento deste sistema, passamos
a disponibilizar uma maior gama de cores contribuindo para que o con-
sumidor veja nas tintas um aliado na decoração de ambientes.Antes, por
exemplo, o consumidor tinha apenas a cartela de cores, com uma quan-
tidade restrita de tonalidades. Com esta grande variedade, foi possível
alavancar o mercado de tintas e, consequentemente, houve um cresci-
mento nas vendas. Além disso, também podemos destacar a evolução
dos equipamentos, que são mais rápidos, precisos e efcientes a cada ano.