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Especial Mercado de Tintas Nordeste - Parte I - Ceará
Pintando no Nordeste
O crescimento do mercado nordestino de tintas abriu espaço para novos produtos, o que levou a maioria das
empresas a aumentar seu portfólio, aumentando o leque de ofertas para os consumidores da região
Por Marcos Mila
Atualmente, o Nordeste está para o Brasil como o Brasil
está para o mundo, ou seja, enquanto o País cresce
razoavelmente, de forma geral, a região cresce bemmais,
justamente por ter sido preterida ao longo dos anos, em
virtude do desenvolvimento acelerado do Sul e Sudeste,
verifcado principalmente nas últimas décadas. Há que se
reconhecer que o caminho é longo, mas a base já está instalada e
as perspectivas são excelentes. Os especialistas estão muito otimistas em
relação a esse crescimento, principalmente pelas obras de infraestrutura programadas
para a região e que devem acelerar o processo.
A Região Nordeste é um importante polo produtor e consumidor de tintas e conta com 87
indústrias no setor, sendo 32 delas localizadas no Estado do Ceará, em sua grande maioria
instaladas na região metropolitana de Fortaleza.Além disso, grandes players nacionais estão ao
lado de importantes produtores locais, fazendo a força do setor na região.
Aproveitando o desenvolvimento do mercado nordestino, as indústrias locais vêm crescendo a passos largos e, de olho no aumento
do consumo de tintas, fzeram investimentos em produção, em tecnologia e no aumento de portfólio.
Exemplo disso é a Hidracor, empresa do Grupo J. Macedo, que atua há 46 anos de mercado com tintas hidrossolúveis e que, de
2005 para cá, passou a disputar commais ênfase o mercado de tintas decorativas tradicionais (base água e solvente). De
acordo com João Caetano de Mello Neto, diretor superintendente, a Hidracor é uma nova empresa de 2004 para cá, pois
passou por reformulação de portfólio, linhas de produtos, embalagens, além de uma grande reestruturação de pessoal
(90% dos colaboradores que atuam hoje na empresa entraram depois dessa reestruturação), hoje contando com 450
funcionários. Nesse período, investiu R$ 25 milhões em parque tecnológico e fabril.
“Tivemos um crescimento na linha látex de 600% em cinco anos, saltando de um faturamento de R$ 30 mi-
lhões para R$ 150 milhões. Temos dados que apontam que a Hidracor está entre o segundo e terceiro
maior fabricante em volume no Norte e Nordeste”, diz o diretor superintendente, afrmando
que a meta para os próximos anos é crescer com os produtos standard e premium, no sis-
tema tintométrico, ou seja, nos produtos commaior valor agregado. “Nosso objetivo para
os próximos anos é crescer o dobro da média do mercado. Dentro desse contexto serão
feitos os investimentos necessários.”
A Hidracor tem, hoje, uma capacidade de produção de 9 mil toneladas de tinta hidros-
solúvel/mês e 5,2 milhões de litros (englobando massas e tintas base água e solvente).
Outra empresa de porte do Ceará, a Hidrotintas, vem crescendo 30% ao ano de três