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SistemaS DE LIXAMENTO
Lixamento a seco aumenta produtividade
Dois tipos de lixamento se destacam para o processo de repintura automotiva: a seco e úmido, com
vantagens de utilização para o primeiro
A tecnologia e o respeito ao meio ambiente
cada vez mais ditam as regras na repintura
automotiva. No processo de lixamento a
seco, a principal vantagem é a redução no
tempo de lixamento e, consequentemente,
o aumento de produtividade, em razão de
grande parte do trabalho ser executado
com máquina. Além disso, elimina o tempo
de secagem.
Também torna o ambiente da ofcina ou
concessionária mais limpo, higiênico e
salubre, em função da não formação das
desagradáveis poças de água e evita que
os funcionários adquiram doenças como
pneumonia, gripes e resfriados, principal-
mente no inverno.
Outra vantagem do lixamento a seco é
diminuir a probabilidade de oxidação da
peça recuperada, evitando a formação
de pontos de ferrugem. Desta forma, não
compromete o trabalho realizado e garan-
te a qualidade da pintura.
Evolução
De acordo com Christian Miranda Navarro,
coordenador de marketing da Norton, esse
sistema, além de diminuir o tempo gasto
no lixamento, permite que a ofcina pos-
sa atender a mais clientes e o rendimento
da lixa seja maior. “A durabilidade de um
sistema de lixamento varia de acordo com
a necessidade e a quantidade de material
aplicado na peça.” Navarro explica tam-
bém que as partes internas dos veículos
é que apresentam as maiores difculdades
na utilização do sistema de lixamento com
máquinas, devido à difculdade de acesso.
A Norton trabalha com os sistemas de lixa-
mento a pó e a seco.
Para o gerente técnico comercial da Mirka
Brasil, Jorge Arruda, os sistemas de lixa-
mento na reparação automotiva evoluíram
seguindo a evolução das montadoras e
das novas tecnologias. “O lixamento é im-
portante na reparação de um veículo, pois
todo processo necessita de alguma cor-
reção e, como consequência, o lixamento
se faz presente desde a preparação até o
polimento”, afrma ele, justifcando que o
mercado brasileiro acompanhou as evolu-
ções, pois as empresas são multinacionais
e trouxeram para o País as novidades lan-
çadas mundialmente. “A Mirka atua hoje
nesse segmento com diferentes produtos,
mas sempre focando alta tecnologia com
o sistema de lixamento sem pó.”
Outra empresa de alta tecnologia, a 3M,
está desenvolvendo novas tecnologias e
processos que agreguem resultados aos
seus clientes e mercados, conforme o es-
pecialista de serviço técnico da Divisão de
Autos, Marcelo Henrique Pereira. “Nosso
sistema de lixamento a seco tem como ca-
racterística entregar produtividade e eco-
nomia sem perder a qualidade no acaba-
mento. O mercado de tintas possui várias
tecnologias que requerem produtos com
alto índice de qualidade.”
“Podemos afrmar que nosso sistema de li-
xamento a seco atende a qualquer tipo de
tecnologia de tinta com economia, produ-
tividade e sem perder o fator principal, que
é a qualidade no acabamento. Temos em
nossa fábrica uma área com profssionais
com a missão de desenvolver novos pro-
dutos e outra com profssionais prepara-
dos para introduzir esses novos produtos,
desenvolver novas aplicações e apresentar
soluções para todos os tipos de mercado”,
complementa Pereira.
A 3M tem o sistema SIG que integra os
requisitos das normas ISO 9001 (QS9000 -
GMP - Sistema de Gestão da Qualidade) e
ISO 14001 (Sistema de Gestão de Qualida-
de Ambiental) que, de acordo com Pereira,
proporcionam credibilidade e confança
junto aos parceiros. “Uma das grandes vir-
tudes da 3M é justamente estar próxima
ao cliente, ouvi-lo, apresentar soluções e
mostrar que por trás de cada produto exis-
tem várias plataformas tecnológicas e as-
sistência técnica. Nossa diversifcação na
linha de produtos para reparação automo-
tiva permite ao usuário adotar o método
que melhor lhe convém”, ressalta Pereira.
Treinamento
A 3M possui um corpo técnico que desen-
volve e auxilia as empresas de reparação
na melhoria contínua do processo de re-
paração, visando à eliminação de gargalos
e aumento de produtividade, redução de