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dível.A Hydronorth é reconhecida no mercado por sua divisão de resinas
acrílicas impermeabilizantes.A fabricantes criou linhas especiais formula-
das para a cobertura de pedras naturais”, acrescenta Munhoz.
William Saraiva, gerente de produto da Lukscolor, diz que para se anteci-
par às necessidades domercado a empresa oferece serviços diferenciados
e uma linha completa de produtos à base água. Valter Bispo, gerente de
produtos daTintas Eucatex, aponta que o crescimento das resinas acrílicas
está ligado à mudança no perfl das construções:“O segmento apresenta
crescimento signifcativo nos últimos anos. Em determinado momento da
construção civil houve a tendência de construções comerciais revestidas
apenas com vidros espelhados, o que causou diminuição na aplicação
desse produto em grande escala. Porém, percebe-se atualmente que
muitos arquitetos e especifcadores buscam formas mais rústicas ao uti-
lizarem pedras e revestimentos similares nos projetos. A nova tendência
alavanca a venda do produto.”
Eginaldo Franzão, gerente de produtos da linha imobiliária da Sherwin-
Williams, avisa que ano a ano a empresa investe em soluções inovadoras
e capazes de proteger e realçar a tonalidade natural de superfícies poro-
sas, tais como pedras naturais, como ardósia, pedra mineira e pedra goia-
na, concreto aparente, telhas de barro ou fbrocimento, tijolo aparente e
cerâmica. “Com o crescimento do mercado de construção civil, muitas
residências e também escritórios comerciais utilizam pedras decorativas,
tanto em áreas internas como externas. Esta tendência proporciona am-
bientes mais práticos para a limpeza diária e ao mesmo tempo transmite
modernidade e beleza. A preferência por acabamentos com pedras está
também ligada ao fato de exigir menos manutenção, e com isso, pratici-
dade. Outra tendência é o concreto aparente em pisos, paredes e até em
bancadas para criar um ar mais moderno e sofsticado em combinação
com outras áreas da casa”, completa Franzão.
Alan Souza, diretor de marketing da Iquine, amplia o horizonte de aplica-
ção das resinas acrílicas: “Alguns produtos são utilizados largamente em
projetos arquitetônicos, como é o caso de superfícies externas e internas.
A diversifcação do mercado impacta signifcativamente o segmento de
resinas acrílicas não só em pedras como também em telhas cerâmicas e
assemelhados.” Rodrigo PereiraWeschenfelder, da assistência técnica da
Cristal Color, avisa que as resinas também são usadas nos tijolos, telhas,
concreto aparente e paredes.“Isso leva as empresas do ramo a desenvol-
verem produtos”, conclui.
As tendências
Henrique Setti, gerente de marketing da Viapol, aposta em duas ten-
dências: “Desempenho e sustentabilidade serão exigidos e farão a dife-
rença no mercado e na produção dos mais diversos itens. No segmento
de resinas acrílicas o cenário não é diferente. Desenvolver produtos que
ofereçam qualidade, rendimento, produtividade e que sejam compatíveis
com as questões ambientais é uma realidade que se frmará agora e nos
próximos anos.”
Souza aposta na cores: “Há uma forte tendência em cores que serão
aplicadas nos telhados, oferecendo, assim, além de proteção, beleza e re-
quinte aos mais variados projetos imobiliários. O mercado caminha para
aplicar as resinas acrílicas de maneira decorativa.”Além das cores,Wes-
chenfelder evidencia como grande tendência produtos base água, pois
apresentam baixo odor, são ecologicamente corretos e bem mais fáceis
de manusear.
Janeiro crê em sofsticação e customização, “além do crescimento pela
procura dos produtos base água por possuírem forte apelo ecológico e
responsabilidade perante a saúde. Por isso, as empresas terão de investir
mais intensamente em busca de melhores performances”.
Munhoz fala em popularidade: “Tanto o consumidor fnal como o pintor
e o resineiro já comprovaram a efcácia da impermeabilização quanto a
embelezamento, proteção e durabilidade.Alémdisso, arquitetos e decora-
dores estão lançando mão de recursos como pedras naturais, dando aos
ambientes um aspecto fresco e rústico, sem perder o charme.”
Hoje os produtos à base de água são tendência por serem ecologicamen-
te corretos. Inclusive o Qualycril Resina Acrílica à base de água, além
da opção incolor, possui a possibilidade de acabamento colorido com 10
opções de cores”, fala Walber Rodrigues, do departamento técnico da
Qualivinil.
Tecnologia
A tecnologia tambémevolui rapidamente neste segmento e hoje, de acor-
do com Setti, há resinas que se diferenciam em performance e atendem
exigências específcas dos consumidores, como melhor adesão a diversos
tipos de substratos, elevada resistência aos raios UV e a transparência
necessária para preservar os aspectos originais das superfícies quando
necessário.“Mas o uso de resina 100%pura, não estirenada, que propicia
a elevada resistência aos raios UV, pode ser destacado como o grande
diferencial desse produto. A partir desta tecnologia, o Fuseprotec, ofere-
cido pela Viapol, tem cinco anos de garantia após sua aplicação, além de
quatro anos de validade quando devidamente estocado”, avisa o gerente
de marketing daViapol.
Bispo observa que a resina usada hoje apresenta menos odor, mais ade-
rência e resistência, graças ao avanço tecnológico das matérias-primas e
do processo produtivo. Souza destaca atributos como impermeabilização,
secagem rápida e cores translúcidas. “É também um produto que embe-
leza, facilita a limpeza e protege as superfícies ao apresentar ótima resis-