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Na opinião de Fábio Munhoz, gerente de marketing e novos negó-
cios da Hydronorth, trata-se de um segmento em expansão, porque
a praticidade das tintas spray incentivam o consumidor comum
a realizar seus próprios projetos, não necessitando terceirizar
serviços mais corriqueiros. “São produtos práticos, que estimulam
o mercado da bricolagem, do faça você mesmo. Alguns fabricantes,
como a Hydronorth, se preocupam com essa necessidade de prati-
cidade, de fácil aplicação que a linha de tintas spray requer.”
Patrícia Fecci, gerente de produtos da Sherwin-Williams do Brasil,
concorda: “O segmento de tinta em spray vem crescendo muito
no Brasil. As expectativas para esse segmento são boas, porque
o brasileiro procura cada vez mais fazer por conta própria, além
também do crescimento do artesanato”, analisa.
Inclusão social
Na opinião de muitos especialistas as tintas em spray podem
também ser vistas como instrumentos de inclusão social, quando
pensamos em atividades de graffiti.
Patrícia explica que isso ocorreu, principalmente, após a aprovação
do artigo 65 da lei 9.605/98, que esclarece a diferença entre picha-
ção e graffiti, e ainda autentica o graffiti inserido na arte urbana.
“Nós patrocinamos diversos eventos. Em 2010, patrocinamos a
revitalização do Beco da Vila e exposições no Mube (Museu Brasi-
leiro de Escultura), entre outros. Em 2011, continuamos patrocinan-
do o Mube através de exposições, o Mega Pixel em Porto Alegre e
São Paulo, e outras ações voltadas à comunidade e exposições. A
Colorgin faz do patrocínio uma prática dentro da companhia.”
A Colorart é outra empresa que, já há alguns anos, patrocina um
grupo de grafiteiros do ABC paulista, que tomou conhecimento
por meio de indicação. “Mas temos sempre o cuidado de conhecer
bem as pessoas e ter a certeza de que estamos trabalhando com
artistas, e não com pichadores comuns, coisa que a Colorart não
tolera de maneira nenhuma. Também já demos apoio para alunos
que exploraram o graffiti e a arte de rua nos seus TCCs (Trabalhos
de Conclusão de Curso) e estamos apoiando um evento de ONG de
inclusão social”, informa a gerente de marketing Andrea Gouvêa.
Conforme Andrea, o mercado de tinta spray no Brasil está passan-
do por uma grande mudança com a entrada de novos fabricantes,
que estão trazendo mais produtos em novos pontos de venda e fa-
zendo o mercado crescer cada vez mais. “A expectativa da Colorart
é que esse crescimento continue nos próximos anos a uma taxa
de10% a 15% ao ano, e o nosso objetivo é estar sempre no topo,
entre as três maiores empresas de tinta spray do País. Acreditamos
que, muito em breve, todas as casas do Brasil terão de duas a três
latas de spray.”
Quem também apoia projetos de inclusão social é a Suvinil, marca
de tintas imobiliárias da BASF. A empresa investe há 20 anos
na restauração de locais públicos, renovando fachadas com a
aparência desgastada pelo tempo. Há alguns anos, a cidade de São
Paulo foi contemplada com a restauração de um muro na Mar-
ginal Pinheiros, ao lado da estação Cidade Jardim, da CPTM, em
parceria com o grupo de graffiti OPNI. Em outra ação, o ‘buraco da
Paulista’, entre as avenidas Paulista e Dr. Arnaldo, um dos princi-
pais cartões postais da cidade, foi revitalizado em parceria com o
grafiteiro e artista plástico Rui Amaral.
“Por meio do estímulo à conscientização de conservação dos
espaços pelos jovens com a utilização de tintas em spray é possível
contribuir com a melhoria do cenário urbano e proporcionar o
desenvolvimento das comunidades locais”, argumenta o gerente
de produto da Suvinil, Mário Lavacca.
Em 2009, a Suvinil participou do projeto RAU (Rio Arte Urbana),
uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Município do Rio de
Janeiro, que atuou na pintura de espaços importantes na capital
fluminense durante as comemorações pelo aniversário de 445
anos da cidade. Mais de 2900 latas de Suvinil Spray Multiuso, nas
19 cores disponíveis, foram utilizadas na renovação de diversos
espaços públicos da cidade, como a fachada de parte do prédio da
Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SMCSP),
no bairro da Leopoldina; e o muro externo do Hospital Rocha Maia,
em Botafogo.
A marca também participou do Projeto Tambor Arte, que decorou
tambores com a arte do graffiti - com presença na Expo Mundial
2010 - e apoiou a 1ª Bienal Internacional de Arte Urbana, que ocor-
reu no final de 2009, em São Paulo.
Lavacca destaca que a Suvinil está presente no mercado de tintas
em spray desde 2009, onde conquistou rapidamente seus clientes,
e hoje o Suvinil Spray Multiuso está nas principais lojas do País.
“Pensando em seus clientes e consumidores, a Suvinil simplificou
e criou uma linha multiuso que pode ser utilizada em diversas su-
perfícies. Estamos em constante crescimento e de olho no que vem
acontecendo no Brasil e no mundo. O consumo de spray no Brasil
vem aumentando ano a ano. De 2005 a 2010 o mercado simples-
mente dobrou de tamanho. Hoje o consumo per capita de aerossol
no Brasil representa apenas 20% do que é consumido na Argenti-
na. Ainda temos muita oportunidade. Nossa expectativa para 2011
é dobrar o volume de vendas que tivemos em 2009.”