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Conjuntura
Indústria de material de construção segue otimista
Expectativas de vendas no mercado nacional aumentam. Elevou-se também a pretensão de investimentos
O setor da construção civil no Brasil se mantém otimista no mercado in-
terno, segundo aponta o termômetro da Associação Brasileira da Indús-
tria deMateriais de Construção (Abramat), referente aomês de setembro.
Entre as empresas consultadas, 64% afirmaram seu otimismo em relação
ao desempenho do setor. Para o período de vendas em outubro, o otimis-
mo cresceu para 74%, com diminuição da expectativa regular de 36%
para 26% em setembro.
O resultado das vendas de agosto indicou que apenas 7% das empresas
consideraram ruim ou muito ruim os resultados obtidos. A expectativa
pessimista em relação às vendas de setembro foi de 0%. Para o mercado
externo, a sondagem indicou diminuição no otimismo para 40%, 3 pon-
tos percentuais a menos que no mês de agosto.
Segundo pesquisa da Abramat, no curto prazo para vendas do mercado
nacional, o otimismo instigou o crescimento da porcentagem das indús-
trias de materiais que pretendem investir nos próximos meses: 77%. Uma
alta de 8% em relação ao mês de agosto. Dos pesquisados, 23% não
pretendem realizar investimentos no médio prazo. Em igual período do
ano passado, setembro 2010, a pretensão de investimentos para os 12
meses seguintes era de 78%.
Em agosto, 38% das consultadas tinham boas expectativas com relação
às ações governamentais para o setor nos próximos 12 meses. Já no
mês de setembro, 54% forneceram a mesma resposta de otimismo, um
crescimento de 16 pontos percentuais. Houve, também, uma significativa
baixa nas estatísticas de empresas “indiferentes” ao avaliar as ações do
governo brasileiro para o setor, decaindo de 54%, em agosto, para 47%
em setembro.
“Apesar das ações do governo em conter a inflação e a nova crise mun-
dial, há uma expectativa otimista do setor em função da segunda etapa
do Minha Casa Minha Vida e das obras para Copa do Mundo”, avalia
Melvyn Fox, presidente daAbramat. 
Vendas do setor de construção crescem em 2011
Desempenho em setembro foi 2,5% superior ao mesmo período do ano passado
O varejo de material de construção cresceu 6% em 2011, segundo levan-
tamento mensal realizado pelo Ibope Inteligência para a Anamaco (Asso-
ciação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), e mostra
que, em setembro, o desempenho foi 2,5% superior ao mesmo mês do
ano passado. Já na comparação com o mês de agosto, o incremento foi
de 1,5%. «Tudo indica que teremos um crescimento superior a 6% sobre o
ano passado, o que para nós é extremamente positivo. Estamos vindo de
uma série de crescimento histórico e garantir esse desempenho, sobretudo
em uma época de piora dos mercados internacionais, é muito importante
para a manutenção do nível de empregos no setor, incluindo os empregos
indiretos», afirma Cláudio Conz, presidente daAnamaco.
Das 10 categorias analisadas no estudo, cimento; cerâmica; tubos de PVC
e interruptores; plugues e tomadas não apresentaram crescimento, ficando
estáveis.  O destaque do mês de setembro ficou com telhas e caixas de
fibrocimento, que apresentaram um crescimento de 6%.Argamassas, com
3,6%, metais, com 3,3%, tintas, com 3,1%, cal, com 2,4%, e aço, com 1%,
completam a lista dos produtos com crescimento nas vendas  de setembro
em relação a agosto.
Segundo Conz, durante setembro diversos fatores podem ter contribuído
com o não atingimento das previsões. «A abrupta variação do dólar, a en-
trada em vigor do aumento do imposto de importação para o porcelanato
importado, de 12% para 35%, e o receio das consequências da atual crise
econômica europeia são alguns dos fatores apontados, pois quando se fala
em crise as pessoas tendem a adiar investimentos em reforma, por ser algo
que precisa de planejamento”, explica o presidente.
Com relação às expectativas de venda para outubro, os lojistas que parti-
ciparam da pesquisa mostraram-se otimistas. “A previsão geral de outubro
é muito otimista para 67% dos comerciantes entrevistados pelo Ibope In-
teligência”, diz Conz. “Com o final do ano chegando, a tendência é real-
mente que as vendas cresçammês a mês, especialmente em determinadas
localidades do País, que têm apresentado crescimento acima da média.As
pessoas querem celebrar a chegada do ano novo com a casa em ordem.
Além disso, ainda temos redução de IPI em vigor até o fim do ano que
vem», finaliza Conz.
No ano passado, o varejo de material de construção teve um desempenho
10,6%superior a 2009, atingindo faturamento recorde de R$ 49,80 bilhões.