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ração e, consequentemente, se ele for
mal feito, todo o processo de pintura
será comprometido, pois a pintura faz
realçar qualquer irregularidade da peça
reparada”, destaca o diretor comer-
cial da Manferp, Rogeres Esteves Lopes.
Para Jorge Arruda, diretor técnico comer-
cial da Mirka, a qualidade da preparação
adequada de uma superfície é a base para
uma pintura de qualidade e, muitas vezes,
não recebe a atenção devida, assim ge-
rando reprocesso e aumentando os cus-
tos do centro de reparação automotiva.
“A adequada preparação começa na área
de funilaria, onde se inicia a remoção da
pintura e riscos. Na massa poliéster é fun-
damental eleger o grão de lixa adequado,
conforme a quantidade de massa aplica-
da no reparo. O primer antecede a pintura
e, nesse caso, a seleção correta dos grãos
evita o surgimento de marcas de lixas e
necessidade de refazer o trabalho. Por
isso, a importância da preparação correta
para o processo de polimento. Se conse-
guirmos realizar todos esses processos
sem a existência de pó a qualidade do
serviço irá melhorar”, garante Arruda.
Sistema Eficiente: Capacitação
de Profissionais
Para se obter um sistema eficiente com-
pleto de preparação da superfície é
fundamental e mais adequado sempre
usar produtos de primeira qualidade e
também possuir profissionais capacita-
dos para realizar perfeitamente todo o
processo. Partindo daí, de acordo com
Rodrigo Ribeiro, gerente técnico da Klin-
gspor, para um trabalho eficiente é ne-
cessário haver profissionais qualificados.
“É essencial para
o técnico obter
conhecimentos bá-
sicos na utilização
dos equipamen-
tos e estar cien-
te das inovações
tecnológicas nos
produtos consu-
míveis, sempre em
constante busca
de formação técni-
ca sobre produtos
e
equipamentos
utilizados no pro-
cesso”,
afirma.
“Todo o lixamento
deverá conter uma
sequência lógica,
referente ao ta-
manho dos grãos
utilizados, e que
será avaliado e
definido em teste de desenvolvimen-
to das lixas, de acordo com o pa-
drão de acabamento exigido a cada
peça trabalhada”, acrescenta Ribeiro.
Segundo Arruda, da Mirka, as caracte-
rísticas essenciais para se chegar a um
ótimo lixamento são: definir a área a ser
lixada, selecionar os produtos corretos e
seguir um procedimento para cada etapa
do processo. “A Mirka treina as ofici-
nas para implantar um sistema eficiente
de lixamento sem pó e altamente produ-
tivo. Essa introdução é feita juntamente
com nosso corpo técnico e os produtivos,
sempre fornecendo segurança e ajudan-
do na melhor qualidade da pintura”, de-
talha.
Tendências: Novas Tecnologias
A tecnologia vem sendo utilizada a fa-
vor de praticamente todos os setores
socioeconômicos e culturais do mun-
do. Na pintura e repintura automoti-
va a situação não é muito diferente,
pois a cada dia que passa aparecem
novas tendências e novidades a fa-
vor de todos os usuários acurados e
admiradores de uma bela “lataria”.
Segundo Ribeiro, da Klingspor, a prin-
cipal tendência nesse segmento de re-
paração automotiva é a utilização de
abrasivos com alta tecnologia de ren-
dimento e a utilização de equipamen-
tos inovadores para a substituição das
aplicações efetuadas pela mão humana.
“Teremos melhores acabamentos, e o
principal, que é o alcance do padrão de
acabamento, sem depender tanto da for-
ça manual humana, e ainda aumentando
a produtividade diária. Como exemplo,
nas montadoras de automóveis, rara-
mente se encontra um automóvel com
diferentes padrões de qualidade nesse