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Tecnologia
Montana investe em inovação
A Montana acaba de adotar código de barras bidimensional que abre janela virtual a partir de anúncios de seus
produtos, dando acesso a informações em seu site através da leitura óptica com um aplicativo no celular
Em 2011 a Montana
Química inovou em
sua comunicação
corporativa com os
diversos públicos e
parceiros pela inser-
ção ativa de conteú-
dos nas redes sociais
Facebook, YouTube,
Orkut e Twitter. Foi a
primeira empresa no
setor da preservação
de madeiras a produzir vídeos para o YouTube colocá-los nas
redes sociais. Buscando mais interatividade com seus parceiros
e sempre alinhada com as novas tecnologias, este ano a Mon-
tana lança anúncios e displays de seus produtos nos pontos de
vendas com o inovador QR code.
Segundo o gerente de marketing e comunicação da Montana,
Rafael Ferreira, é o DNA da inovação que move a empresa:
“Os produtos para proteção e acabamento de madeiras com
tecnologia avançada também necessitam de alta tecnologia na
sua comunicação ao mercado”, afirma. “Unimos modernidade,
alta tecnologia e inovação na comunicação de nossas linhas
de produtos. Baixando um aplicativo em seu celular ou iPhone
– e hoje existem vários disponíveis gratuitamente na Web – o
cliente poderá acessar em tempo real a página da Montana,
um vídeo ou qualquer outra ferramenta online para obter mais
detalhes sobre o produto”, completa.
Para Ferreira, como num passe de mágica, abre-se uma janela
virtual por onde o cliente poderá visitar e espiar muito mais
informações sobre o produto. “Com o QR code, tornam-se
praticamente inesgotáveis as possibilidades de interação de um
jeito ágil, prático e muito simples.Tem a cara da modernidade, é
objetivo, vai direto ao assunto”, destaca o gerente.
QR code
QR code vem do inglês e ao pé da letra é “Quick Response
code”. Em bom português, um código de resposta rápida. QR
code é um código de barras bidimensional que prima pela
capacidade de ser interpretado rapidamente. Foi criado em
1994 pela empresa japonesa Denso Wave e, embora seja muito
utilizado no Japão, ainda é pouco difundido no Brasil. “Atual-
mente, o QR-code é utilizado por várias indústrias, revistas e
propagandas. Os códigos armazenam URLs, que são ferramen-
tas de acesso a recursos de Tecnologia da Informação e, conse-
quentemente, direcionam a consulta óptica para um site, hotsite
ou vídeo, entre outras possibilidades. A leitura pode ser feita
de qualquer posição em 360 graus e outra vantagem do código
de barras é que pequenos acidentes, como manchas ou danos
restritos, não comprometem a leitura óptica”, explica Ferreira.
Após baixar o aplicativo da internet cuja funcionalidade é a
geração e leitura de QR-code, o consumidor aponta a câmera
fotográfica de seu celular para o código e é redirecionado para
um site ou acessa um texto com informações do produto. “Essa
é uma forma de trazer para o consumidor mais informações
sobre determinada mercadoria, o que muitas vezes é impossível
devido ao limite físico de espaço na embalagem”, conclui o
gerente de marketing.