Page 45 - 129

Basic HTML Version

mente da China: “A diferença é que agora os chineses estão presentes no
Brasil com centros de distribuição para os seus produtos e têm participado
de feiras e eventos no País, assim competindo diretamente com algumas
lojas e redes de distribuição nacionais. Contribuindo para piorar a situação,
a nossa economia, de uma maneira geral, não está das melhores”, observa.
TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE MERCADO
As principais tendências do mercado interno atual estão voltadas para
aquelas empresas que têm como prioridade a seriedade em seu trabalho,
buscando cada vez mais desenvolver equipamentos diferenciados e que
possamatender as exigências domercado comqualidade semperder o foco
na diminuição de custos, que tem sido umdos setores mais incentivados nas
grandes organizações na atualidade.
Segundo Alves, da Forusi, a tendência do mercado de pistolas para pintura
automotiva será o preço mais competitivo, foco na qualidade e produtos
cada vez mais atuais, com vasta linha de acessórios complementares. “A
tecnologia aliada aos bons resultados obtidos vem em primeiro lugar. Os
profissionais deste setor buscampor produtos de qualidade e eficiência, pois
se trata de trabalhos profissionais e de muita precisão. O fator menor preço
prevalece apenas em outros modelos de pistolas, utilizadas, por exemplo,
em trabalhos menos precisos e não profissionais”, destaca o gerente.
“Teremos alguns eventos no Brasil, como a Copa das Confederações, Copa
do Mundo e as Olimpíadas, e isso trará um aumento na economia, que irá
beneficiar e aumentar o mercado, consequentemente”, evidencia Bruni, da
Maxi Rubber.
Schuch, da Tornado, acredita que vai haver uma invasão tremenda de pro-
dutos de baixo preço e baixa qualidade (descartáveis), mas sempre ficarão
aqueles clientes que querem produtos que realmente sejam diferenciados, e
que pagam o preço para possuírem uma qualidade superior. “Antigamente
só a alta sociedade podia adquirir um carro novo. Hoje, qualquer um com-
pra um veículo zero km, mas ainda existem aqueles que pagam dez vezes
o valor de um popular para ter um carro de qualidade. O mesmo ocorre
com todos os produtos; quem quer algo bom compra e paga o preço, mas
a grande maioria dos consumidores busca preço e compra produtos ruins.
Nos EUA, por exemplo, eles têm a expressão «you get what you pay for», ou
seja, “você tem aquilo que você paga”, detalha Schuch.  
Medeiros, daArprex, salienta que uma das principais tendências nomercado
de pistolas para pintura automotiva foi o sistema daArprex, HVLP ( alto, vo-
lume, baixa, pressão), que gera grande economia de aplicação e melhorou
substancialmente as emissões de compostos orgânicos voláteis.“Outra ten-
dência é a LVLP ( baixo, volume, baixa, pressão), uma evolução das HVLPs,
que consomem menos quantidade de ar, acarretando melhor desempenho
e economia dos compressores de ar.”