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Lojas de Tintas
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buindo para uma maior resistência da pintura durante os perío-
dos mais úmidos”, esclarece Thamara Monteiro, coordenadora de
marketing da Qualyvinil.
Raio-X do mercado de impermeabilizanteS
Antonio Francisco Ponte, gerente de varejo da Viapol, lembra que
infiltração e umidade são as principais causas de deterioração das
construções e podem afetar até a segurança e saúde de quem
mora ou trabalha em imóveis nessa situação. “Além de transtor-
nos estéticos, os problemas causados pela falta de estanqueidade
à água podem comprometer as estruturas, a ponto de colocar em
risco a vida das pessoas. A impermeabilização também aumenta
a qualidade de vida das pessoas, visto que o excesso de umidade
pode provocar uma série de problemas, em especial respiratórios,
que levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos, am-
pliando os gastos com saúde pública.”
Romeu Martinelli, coordenador de roofing & waterproofing da
Sika, complementa dizendo que os produtos impermeabilizantes
têm características das mais variadas, dependendo do conceito
e da aplicação para a qual eles se destinam e são inúmeras as
opções para sanar ou prevenir o mal. “Podemos ter, por exemplo,
impermeabilizantes em forma de aditivos a serem adicionados
no concreto em forma líquida para serem moldados ‘in loco’, em
forma de mantas pré-fabricadas, enfim, cada um dentro do seu
conceito tem características próprias, como flexibilidade, durabili-
dade, desempenho, resistências a pressões de água, mecânicas e
químicas, formas de aplicação e outras.”
Eduardo Puliero Júnior, gerente nacional de vendas da Elasteq
do Brasil, é otimista e crê que o setor terá ótimos resultados. “O
mercado vem crescendo nos últimos anos. A preocupação com a
qualidade e durabilidade das obras passa em rever os conceitos
de impermeabilização e o aumento das áreas a serem impermea-
bilizadas nas obras.”
Prevenir é o melhor investimento
Fazer o trabalho de impermeabilização preventivo durante a cons-
trução custa em média 1% a 3% do valor total da obra. Porém,
quando o trabalho é feito para consertar danos de infiltração ou
similares, o preço chega até 15% do valor do imóvel. A diferença
de preços é que em muitos casos parte do imóvel precisa ser re-
feita, o
que gera custo commão de obra e material de construção.
Claudemir Rodrigues, químico responsável por esmaltes, vernizes
e solventes da Luztol, conta que uma das funções do impermeabi-
lizante é prevenir problemas futuros. “Sua principal característica
é proteger o substrato, com aplicações em  altas camadas, em que
a performance do substrato muda, evitando assim as infiltrações
indesejadas e, consequentemente, os desgastes físicos da obra.”
Cleverson José Salasar, gerente industrial e P&D da Ciacollor, en-
xerga o mercado de impermeabilização bastante normatizado,
quando relacionado a grandes obras, mas por parte do consu-
midor final alguns pontos ainda deixam a desejar. “Dependen-
do do produto, as grandes construtoras utilizam o critério de
atendimento à norma como premissa para aquisição do mate-
rial. Já no mercado mais voltado ao consumidor direto, a busca
na relação custo e benefício se torna o fator mais essencial para
definição da compra. É um consumidor menos acostumado à
linguagem técnica e, por isso, tem mais dificuldade na inter-
pretação de resultados da norma técnica”, lamenta Salasar.
Apesar do deslize de alguns consumidores com a importância na
impermeabilização, a conscientização vem aumentando. “O mer-
cado encontra-se em franco crescimento por causa da mudança
na cultura do construtor, que finalmente aceitou a ideia de que
prevenir é o melhor remédio e pelo baixo custo da impermeabi-
lização preventiva, que não ultrapassa 3% do total da obra, es-
clarece  Claudio Reis, diretor comercial da Tecryl. Gregorio Bastos
Alencar, coordenador de produtos das tintas Eucatex, acredita
que a elevação do poder de compra pode ajudar a dar visibilidade
na importância do produto. “Com a evolução das classes sociais,
houve um aumento na procura de materiais que protejam o imó-
vel e não apenas decorem. As obras de infraestrutura alavancam
não só o mercado de impermeabilizantes, mas a construção civil
em geral.
Já Amauri Fiani, diretor comercial da Alessi, conta que um dos
grandes desafios está em mostrar ao consumidor a importância
da impermeabilização e a economia de custos com restauros cau-
sados pela falta de proteção. Flávio de Camargo, gerente técni-
co & marketing da Denver Impermeabilizantes, concorda, mas