Revista Lojas de Tintas - Edição 150 - page 19

Lojas de Tintas
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e impactemmenos omeio ambiente. Neste quesito, nada pode
ser comparadoàmadeira, pois éoúnico recurso verdadeiramen-
te renovável equepode se reintegrar aomeioambiente.”
Cuidados exigidos
Nem toda madeira é igual, cada tipo apresenta propriedades
específicas: cor, cheiro, durabilidade, entre outras. Há algumas
muito duras e resistentes, outras mais brandas e menos durá-
veis. Alguns 
geralmente as mais brandas, têm uma con-
centração de resinas naturais, caracterizando-se comomadeiras
resinosas. “Elas, as resinosas, necessitam de um tratamento es-
pecial. A aplicação de um produto antes do acabamento se faz
necessárioparaevitar amigraçãoda resinaparaoprodutofinal”,
explica Thiago Tavares, responsável pelo marketing da Luztol.
William Saraiva, gerente de produto da Lukscolor, esclare-
ce que um erro frequente é utilizar massa corrida para corrigir
imperfeições, quando o correto é utilizar massa para madei-
ra. Muitas vezes o consumidor utiliza produtos que não são os
mais adequados para preservar a madeira. Quando a madei-
ra está em uma área externa é necessário utilizar químicas
que cuidam contra os efeitos do sol e da chuva para protegê-la
contra o desgaste que esses agentes provocam. “Com frequên-
cia são aplicados materiais inadequados para áreas externas
que não têm as características próprias para resistir às intem-
péries, como seladora nitro, produto que só deve ser utilizado
em interiores. Isso prejudica a performance dos acabamentos.”
Outro erro é não realizar manutenção periodicamente. “Este
procedimento é muito importante tanto para preservá-la por
mais tempo quanto para diminuir o custo com a repintura. Mui-
tas pessoas utilizam para limpeza óleo de peroba, lustra móvel
ou até mesmo cera, o que não é o ideal. Omais indicado para
higienização é um pano umedecido em água”, conta Sibélia.
Para Gregorio Bastos Alencar, gerente de produto das tintas Eu-
catex, a manutenção e durabilidade da madeira vai depender
de uma série de fatores, desde o produto utilizado até o tipo
demadeira. “Deve ser levado em conta também o local onde o
produto está aplicado, um stain aplicado emumdeck depiscina,
por exemplo, terá durabilidade diferente de um vernizmarítimo
aplicado em um banco demadeira. Considerando que os produ-
tos e asmadeiras têm características distintas equeo local onde
elas estão localizadas interferem na durabilidade, podemos usar
comomédia um período de 3 anos, entretanto disponibilizamos
produtos comdurabilidadede até5 anos, comoo EucatexVerniz
Ultratex.”
Michel Sentinelo, responsável pelo marketing da Montana, ex-
plica que outra importante função das soluções para madeira é
protegê-la de bactérias. “São os produtos que proporcionam du-
pla função, alémdeproteger amadeiraapresentampelícula com
proteçãoantibacteriana.”
A indústriamadeireira no Brasil cresceu 30% em cinco anos, se-
gundo estudo realizado pela Consufor, empresa especializada no
setordebaseflorestal. Abasedecálculo foi de2009a2014. Esse
crescimento é um indicador que o brasileiro está consumindo
mais madeira. As áreas residenciais quemais utilizam amatéria
-primasão:portas, janelasebatentes,deckse telhados. Sem levar
em consideração os móveis oriundos de madeira, que também
sãousadosdentrode casa.
Apesar da vasta utilização do produto nas residências, hámuita
diferença entre os tipos demadeira, como explica Tamara Goes,
gerentedeprodutosdaSparlack. “Nasportas, janelas ebatentes,
a garapeira, cedro e o freijó sãoboas opções. Alémde resistente
e durável, a madeira tropical tem boa capacidade de isolamen-
to térmico e acústico. Em decks são utilizadasmadeirasmais re-
sistentes às variações climáticas, como ipê, itaúba e teca. Já nos
telhados, asmadeiras peroba-do-norte, cambará, pequiáe cedri-
nho, sãoalgumas certificadasque compõem coberturas. Elas têm
alta resistênciaa cupins”, explicaTamara.
MauroPorto,gerentedeprodutodaSuvinil, revelaque,nosúltimos
anos, houvemuitas novidades no segmentomadeireiro e divulga
quediversassoluçõesparamadeira têmconquistadocadavezmais
espaço nomercado e garantem um resultadomais bonito, já que
oferecemmais brilho para as superfícies. Além disso, existem os
vernizestingidos, disponíveisemalgumasopçõesdecores.”
Mercado comporta expansão
Apesar do crescimento significativo, mostrado na pesquisa da
Consufor, a indústriamadeireiraproduziu18%amenosque2004,
anoemque registroupicodeprodução. Os resultados atuais são
satisfatórios,masocenáriomostraqueháespaçoparaexpansão.
Levando em consideração a base do estudo, mesmo omomen-
to atual domercado estando emboa fase, hámuito espaçopara
aumento na venda do produto e, consequentemente, levantar o
faturamentodas soluçõesmadeireiras.
Marcos Pelegrini, técnico responsável pela linhamadeira da Bra-
silux, apontaalgumasmedidaspara impulsionar as vendas: “Den-
trode casa, parafins estéticos específicos, amadeiraémuitouti-
lizada, mas não para construir casas. Por conta damão de obra
e manutenção, muitas casas exclusivamente de madeira foram
transformadas em alvenaria. Hoje, então, poucos decidem por
esse tipo de construção. As exceções são para fins comerciais.”
SibéliaVitoMoreno, dodepartamentodemarketingdaSayerlack
complementa dizendo que o uso da madeira no Brasil é menor
do que nos países desenvolvidos e também em vários países da
AméricadoSul, comoArgentina,Uruguai,eChile. “Existeum fator
cultural,mas tambémumaquestão técnicaqueestádiretamente
ligadaaos conceitos construtivosqueutilizamosnoBrasil. E, obri-
gatoriamente, teremos quemelhorar e utilizar técnicas comme-
nordesperdícioeaumentar autilizaçãodemateriaisqueagridam
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