Revista Lojas de Tintas - Edição 158 - page 26

Lojas de Tintas
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PINTURAPARAQUARTODEADOLESCENTE
ADESIGNERDE INTERIORES LUCIANADINIZMOSTRACOMODECORARQUARTOPARA JOVENS
Ao ser contratadapara refazer oquartodeuma jovemde12anos, adesigner de interiores
mineira LucianaDiniz, doescritório LucianaDiniz Interiores, recebeuumpedido: usar cores
alegrese femininas,quenão fossem infantis,nem tãoadultas, eagradara jovemclienteque
aospoucos sedespediada infânciae iniciava suaentradanaadolescência.
Originalmente, o quarto tinha paredes rosadas e prateleiras, cortinas e teto brancos, que
é um padrãomuito comum usado pelos pais para decorar quartos de bebês e de crianças
muitopequenas.Osarmárioseramdemadeiraeamesadeestudoserabranca.Oambiente
estavamonocromáticoe, apesar de ter uma identidade infantil,marcadapelos brinquedos
ebichosdepelúcia, nãotinhauma temáticaespecíficaeprecisavadeumapaletade cores.
Nouniversodas cores, quando se tratadequartosparafilhos, haverá, pelomenos, trêsmo-
mentosde intervençãonoambiente: umprimeiro, logoqueobebênasce, comacriaçãode
um ambiente de cores pastel, relaxantes e de baixa intensidade, montado commobiliário
bemespecíficocomoberçosecadeiradeamamentação.Num segundomomento, por volta
dos6anos, acriança jásentenecessidadede trocaroquarto,deixandopara trásosaspectos
douniversodosbebêsedesejandoumambientemais lúdico.Nesteponto,entramtemáticas
específicas como super-heróis, aviões, barcos, animais, florestas, carros, esportes, mundo
espacial, eas cores a seremusadaspodem sermais intensas: vermelhos, amarelos, verdes,
laranjas, azuis, sempre aliados aos tonsmais claros comobranco e bege. Entram as listras,
os grafismos, as texturas eomobiliário tambémpode receber intervenções. Nesta fase, as
crianças apresentamumapersonalidademaisdefinidae já conseguem seexpressar quanto
aoquegostamequerem, sendopossível escolher temas e cores apartir deumaentrevista
feita diretamente com elas embora os pais participem bastante e deram sugestões. Numa
terceira fase, por volta dos 12 anos, a criança começa a entrar na pré-adolescência e quer
umquartomaisadulto. Esseéummomentodelicado, poisadespedidadomundo infantil e
aentradanomundoadulto têmqueser feitascomsutilezaesuavidade, sem forçaroabando-
LucianaDiniz, designer de interiores
“Nessa idade, os
jovens já têmhobbiese
atividadesbemdefinidas
e seexpressam com
bastantefirmezaquanto
aoquegostameoque
nãogostameospais
já interferemmenosno
projetodoambiente.”
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