Page 44 - 99

This is a SEO version of 99. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »
44
rer acabamentos de primeira qualidade, com
as mais duráveis matérias-primas”, revela
Gianfranco Cardinale, diretor presidente da
Alquimia Moderna / Cardinale.
Na visão de Rodrigo Correia, do departamento
comercial da Turbo Tintas, o perfl dos adeptos
do tuning no Brasil, de um modo geral, revela
“apaixonados por carros”. “Com diferentes
perfs de Norte a Sul, tendo em vista a gran-
de variedade cultural de nosso país, a grande
questão é que, no exterior, sabe-se o que é
possível ser feito, enquanto aqui a persona-
lização de uma pintura ainda está passando
pelo período de descoberta pelas faixas mais
populares.”
Davys Camossi, consultor técnico da Maxi
Rubber, afrma que devido à grande maioria
dos adeptos desse fenômeno ser jovem, a fai-
xa etária condiz com a realidade desse merca-
do.“O uso de internet (como meio de comuni-
cação), campeonatos de som, arrancadas, ou
seja, com esses tipos de eventos deu início a
fóruns de debate e troca de informações da
técnica tuning.”
Para JorgeCansian,diretor industrial daBriltin-
tas, no Brasil os admiradores desse segmento
são milhares de pessoas, que têm um público
de todas as idades, porém em que a maioria
ainda é jovem. “Essa característica é também
sentida em outros paises. O diferencial para o
consumo desses produtos pelo brasileiro é que
em países desenvolvidos temos um mercado
maior de consumidores por causa da renda,
mas o Brasil tem um público de admiradores
com um alto potencial de futuros comprado-
res, maior que outros mercados.”
Crescimento
A prática do tuning sempre existiu no Brasil,
mas nos últimos anos cresceu muito o interes-
se das pessoas em personalizar seus veículos.
De acordo com Correia, da Turbo Tintas, um
dos fatores primordiais para esse crescimento
é a expansão do poder de compras de classes
menos favorecidas, permitindo assim que o
conceito de personalizar um automóvel esteja
mais popular. “Isso não ocorria antes, pois há
dez anos difcilmente via-se um carro popular
equipado. Os importados dominavam essa
área, e hoje já é comum existirem exemplos
de qualquer modelo tunado. Mas a questão
da pintura personalizada ainda encontra um
imenso campo com pouquíssima exploração,
devido à falta de material nacional apto para
esse segmento, mas já estamos mudando
isso.”
Cardinale, da Alquimia Moderna / Cardinale,
conta que, com base nos produtos da linha
Alquimia Moderna, vendidos pela Cardinale
nos últimos anos, o tuning no Brasil já passou
por uma fase mais extravagante. “Ou seja, o
carro inteiro era pintado com vários de nos-
sos pigmentos, usando até mesmo os famo-
sos ‘tri-coats’, que são as pinturas camaleão,
que mudam de cor de acordo com o ângulo
de visão. Porém, hoje a preferência é mais
por grafsmos, detalhes, faixas e porções com
esses efeitos, além da procura ser muito mais
forte pela tinta cromo, que dá um efeito com
refexão bem acima da prata metálica comum
e abaixo do cromo galvânico tradicional. Esse
meio-termo na refexão conseguimos com as
tintas que vendemos: Smart Chrome, Mirra
Chrome e Magic Chrome, que fazem com que
o carro possa ser legalizado, pois não é total-
mente refexivo. Já se fosse usada nossa tinta
de altíssima refexão, a Spectra Chrome, o re-
sultado é tão brilhante que a tinta ofuscaria
os outros motoristas de dia, refetindo o sol, e
tornaria o carro quase ‘invisível’ à noite, pois
refetiria os pontos escuros ao seu redor.”
Outro ponto de destaque está sendo o que
a Alquimia Moderna / Cardinale denominou
de “Gold Tuning”. “Um tuning sofsticado,
no qual partes cromadas ou de aço inox dos
carros (logotipos, frisos, grades, tampa de vál-
vulas, polias) são folheadas a ouro 24 quilates
por umprocesso que vendemos há 17 anos no
Brasil, chamado ‘folheação por contato’, pois,
na maioria dos casos, não requer que as peças
sejam desmontadas do carro. A folheação a
ouro, além de propiciar um acabamento real-
Motor com aplicação de ouro 24
quilates da Alquimia Moderna / Car-
dinale
Picape com Candy Concentrale
Orange, e rodas folhedas a ouro
24 quilates da Alquimia Moderna /
Cardinale
Mustang que era originalmente
preto recebeu a tinta cromo da
Alquimia Moderna / Cardinale